Jack White Tem um Novo Disco. E Daí?

Novos trabalhos do músico e produtor são motivos de atenção, quer você o conheça bem ou não

Loading

Chegou junho e, com ele, as expectativas para o mês. Os românticos anseiam pelo Dia dos Namorados, os calorentos comemoram o inverno e os estudantes veem a luz no fim do túnel do semestre, por exemplo- ah é, tem os fãs de Copa do Mundo em nossos quintais também. Quer você esteja em um ou mais desses grupos, saiba que Jack White estreia a temporada de lançamentos de grandes discos (que acontece no verão do hemisfério norte) com seu segundo álbum, Lazaretto, no próximo dia 10.

Talvez você veja essa informação e ache que ela não mereça tanto sua atenção quanto o inverno, o dia 12 ou a semana de provas, mas eu arrisco dizer que esse lançamento tem muito a ver com você, leitor do Monkeybuzz. Por quê? Se liga:

Jack White é perfeccionista

Quando seu Blunderbuss saiu, foi um daqueles lançamentos que deu até pra cansar de tanto comentário por todos os cantos. Sabe quando todo mundo faz muita questão de você ouvir e dá até uma preguiça? Pois é, comigo foi assim. Quando eu finalmente dei o braço a torcer, nossa, que disco bom.

Dá pra sentir que ele só soltou o álbum quando ele estava perfeitinho, do tipo “se melhorar, estraga”. É uma obra cheia de alma, cheia de saudades de épocas que ouvimos em discos antigos e outras que vemos em vídeos menos velhos, mas que nós, que acompanhamos o mercado musical, conseguimos de alguma forma compreender.

Jack White é experiente

The White Stripes, The Racounters e The Dead Weather são bandas que estão em seu currículo – e são só uns três ou quatro caras no Rock que conseguem ter um “portfólio” com tanto peso antes dos 40 anos, isso sem contar seu Blunderbuss. Como se não fosse o bastante (e sim, já era suficiente), Jack White é um produtor de peso.

Como todo artista maduro, o cara sabe chegar onde quer com suas ambições, seja nos instrumentos, nas letras, nos vocais ou em toda a conceitualização de seus discos. Nada mal.

Jack White é criativo

Como toda mente inquieta, ele não faz as coisas muito certinhas não. Ouvi dia desses que “criatividade não é fazer o que ninguém faz, é fazer o que todo mundo faz de uma forma que ninguém espera”. Daí você ouve uma música dele e vai ao disco esperando mais daquilo e, não, tem mais piano do que você imaginava, ou uma guitarra muito mais potente do que aquele single sugere. Mas tudo combina bem entre si.

E isso implica também nos próprios lançamentos dos discos. O primeiro álbum teve singles em balões lançados no céu e Lazaretto terá uma versão em vinil com um holograma flutuante (sim!) e até o papel do meio do disco tocará música. É o tipo de coisa que, vindo dele, até que faz sentido.

Se o novo álbum repetirá a carreira do primeiro e figurará em listas e listas de melhores do ano, isso só o tempo dirá. Enquanto isso, conhecedores e novos admiradores de Jack White tem até o dia 10 de junho para colocar suas audições em dia e fazer um “aquecimento” caprichado.

Loading

ARTISTA: Jack White
MARCADORES: Conheça

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.