Alt-J: Experiência em Formação

Com um segundo álbum para ser lançado, banda tem a chance de continuar sua história de sucesso

Loading

Lembro que no começo de 2012 começava a surgir uma grande hype em torno de um quarteto inglês de nome enigmático e som igualmente misterioso. Logo com os primeiros singles a dúvida vinha não só da grafia – alguns chamavam de Alt-J (∆), banda do ∆ ou simplesmente Alt-J -, como da proposta da banda ou ainda em qual gênero ela se encontrava.

Singles e clipes se acumulavam em preparação ao lançamento de seu primeiro álbum, assim como o falatório em volta desses quatro ingleses, que cada vez mais estavam em novas publicações especializadas em música ou em conversas de amigos. An Awesome Wave foi lançado no meio daquele do ano e foi incumbida a mim a missão de resenhar o tão aguardado debut do grupo. Confesso que mesmo com todos os singles ouvidos anteriormente, digerir o disco foi uma tarefa difícil, por mais que ele soe tão fácil aos ouvidos.

Ao desafiar o ouvinte a sair de sua zona de conforto e se aventurar em seu vasto misto estilístico, o grupo conseguiu empolgar vários deles e aumentar ainda mais o hype em cima da banda após lançamento do álbum. Os meses que se seguiram a partir dali viram a popularidade da banda aumentar cada vez mais e deixar cada vez mais fãs encantados com aquela sonoridade única que a banda produzia.

Se o número de fãs aumentou, a vontade de ver com An Awesome Wave funcionaria ao vivo também crescia. Ao logo comprovar sua qualidade no palco e a eficácia de seu álbum ao vivo, não demorou para que Joe Newman e companhia surgirem como atrações de grandes festivais ao redor do mundo – infelizmente, o Brasil não viu uma apresentação sequer do grupo.

O reconhecimento não demorou nada a chegar e, já em 2012, a banda apareceu em muitas listas de final do ano (incluindo a de melhores estreias e melhores álbuns aqui no Monkeybuzz). Até mesmo chegou a ganhar um Barclaycard Mercury Prize, a maior premiação da música britânica.

Dois anos se passaram e o agora trio, depois da saída do baixista Gwil Sainsbury, está para lançar seu segundo álbum. Já há disponível na Internet tracklist e duas faixas (sendo um single oficial e uma música tocada ao vivo no festival de Reading, na Inglaterra) de This Is All Yours, disco que chega às lojas em 22 de setembro.

Ainda que bem diferente das faixas do primeiro álbum, o grupo parece manter um pouco daquela ambição de experimentar com tudo a sua volta – prova disso é o sample de Miley Cyrus usado em Hunger of the Pine. Ainda que mais contido e não tão estrondoso quanto os primeiros singles de An Awesome Wave, essas duas músicas novas mostram um pouco do que se pode esperar do segundo álbum da banda e de como o trio está lidando com a saída do baixista. De qualquer forma, a expectativa para 22 de setembro é muito alta aqui na redação.

Loading

ARTISTA: Alt-J
MARCADORES: Redescobertas

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts