Adele: Entre Confirmações e Desinformações

Anúncio desmentido sobre o sucessor de “21” revela a ansiedade pelo próximo trabalho da moça

Loading

Esta quarta-feira, 16 de julho, foi uma montanha-russa de emoções pros fãs de Adele e pra nós que trabalhamos com jornalismo cultural, já que vimos no horizonte o lançamento de seu terceiro álbum e uma grande turnê e, poucas horas depois, essa visão foi substituída pela mesma informação que já tínhamos antes: Haverá um novo álbum, mas nada além disso foi confirmado até agora.

Qualquer notícia sobre a cantora britânica gera merecida atenção por todos os lados. Afinal, ela teve um dos discos mais lucrativos dos últimos tempos (21, de 2011, com mais de 30 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo) e consegue agradar o público mais variado possível, da sua priminha de doze anos aos seus avós (e qualquer um que já tenha entrado no Tinder sabe que quase todo mundo “curte”, nos dois sentidos, Adele), daí o dia ter girado muito em torno disso.

Tudo aconteceu depois de um tweet do perfil do evento World Music Awards, que confirmava o lançamento, o título (25, o que faria sentido após os discos 19 e 21, as idades em que ela estava ao gravá-los) e uma grande turnê em 2015. Entenda que não se trata de uma conta qualquer na rede social, mas de uma premiação grande e com tradição na Europa. É mais ou menos como se você abrisse o Twitter e visse que o Grammy Awards tivesse informado uma bomba dessas, ou se o perfil do Oscar/Academy Awards comentasse sobre um filme. Fica difícil discordar, certo?

A história, contudo, começou há cerca de dois meses, também no Twitter, só que provocada por ninguém mais, ninguém menos que a própria Adele. Em seu aniversário, ela publicou uma mensagem que muitos viram como um teaser: “Tchau tchau 25… Vejo você de novo depois neste ano”. E o que mais poderia fazer esse número, essa idade, voltar ainda em 2014 senão um disco com esse título?

Independente disso, a informação de que o álbum será lançado em 2014 é tida como certa desde o início do ano, com inúmeras fontes apontando pra isso. Há cerca de três semanas, houve boatos de que ele seria lançado de surpresa, como o último de Beyoncé, o que foi desmentido pelo presidente da Columbia Records, que afirmou que uma data de lançamento seria anunciada.

Com tudo isso, a confirmação dada pelo World Music Awards no Twitter veio na hora certa pra ser levada a sério. Porém, a tradicional revista norte-americana Billboard publicou que um executivo da empresa que possui o selo XL Records comentou sobre o tweet dizendo que “não há verdade nisso”. Esta frase, aliada ao silêncio de Adele sobre o anúncio, é balde de água fria suficiente para colocarmos a empolgação na geladeira. Certo?

Mas, espera aí, o que muda de fato agora que sabemos que o próximo disco não será com certeza chamado 25? Recapitulando: A revelação era de que o disco sairia ainda em 2015 (certo, o que já era esperado), seguido de uma turnê (hmmm, faz sentido) e que teria este nome – uma suspeita que os fãs tem desde que Adele deu a dica em seu aniversário. No fim, o que agitou todos (e, depois, frustrou) foi só a sensação de que tudo isso era mesmo concreto. Como se, por saber o nome do disco, fosse já possível visualizá-lo.

E isso é um indicativo de algo maior, que é a popularidade da cantora e sua relevância em dois níveis: Pro mercado e pros fãs, pessoalmente. Já são mais de três anos que separam seu último lançamento deste próximo – tempo em que Adele virou mãe, fez cirurgia nas cordas vocais e ganhou um Oscar. Não tinha como um disco sair antes mesmo. Mas, sim, parece que a hora certa está aí.

Existe uma questão final para essa história toda: Por que o World Music Awards tuitou essa informação? Não seria à toa que um nome forte como o do evento arriscaria perder sua credibilidade com uma informação vinda de lugar nenhum. Ao mesmo tempo, a assessoria da artista não negou o anúncio em momento algum, o que dá uma cara mais de notícia “vazada” antes da hora. É possível que alguma novidade seja revelada muito em breve.

E pode ter certeza que, saindo na semana que vem ou em dezembro, será um dos grandes lançamentos do ano e, mesmo se não se igualar às vendas do anterior (convenhamos, não será fácil), será um grande sucesso. O dia hoje provou que, na verdade, ele já é popular e que sua história, sim, já começou faz tempo.

Loading

ARTISTA: Adele
MARCADORES: Discussão

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.