Jeff Tweedy: Muito Além de Wilco

Conheça os projetos paralelos do músico que acabou de anunciar banda nova

Loading

De quando em quando, aparecem por aqui no Monkeybuzz exemplos de músicos inquietos que, além de produzirem e lançarem muito material constantemente com suas bandas, acabam promovendo diversos projetos paralelos, além de expandirem os limites da própria carreira vagando entre a composição, a performance e a produção.

Jeff Tweedy é um destes bons exemplos. Com sua personalidade inquieta lançou, além de diversos (e bem sucedidos) álbuns com seu projeto principal, mais de uma dezena de trabalhos com projetos paralelos, além de orientar a produção da gravação de lançamentos de outras bandas com seu estúdio. Aproveitando o ensejo do anúncio de mais um novo projeto (desta vez, ao lado de seu filho Spencer), vamos fazer um retrospecto resumido de seus principais trabalhos:

Uncle Tupelo

Uncle Tupelo é o primeiro projeto de Tweedy. O grupo durou quatro anos e data do início da década de 90. O projeto despretensioso apoiava no Country Rock e Alternativo para cantar as impressões de viver-se no interior dos Estados Unidos. Após desentendimentos com Jay Farrar (que acabou formado a banda Son Volt), os membros remanescentes continuaram sob o codinome de Wilco

Wilco

Na tentativa de se afastar das imposições do Country, Tweedy concentra seus esforços na tarefa de Singer Songwriter e começa a se aproximar do Rock Alternativo, além de exercitar sua paixão na produção dos próprios álbuns. Wilco lançou oito álbuns de estúdio, entre eles Yankee Hotel Foxtrot (que vale um artigo por si só), o maior sucesso de público e crítica da história do grupo.

Projetos Paralelos

A própria Wilco já participou de projetos paralelos, por assim dizer. O grupo lançou colaborações com Billy Bragg, intitulados Mermaid Avenue e com o grupo de Pop Rock Minus 5, no álbum chamado Down With Wilco. Além disso, Tweedy mantém apresentações solo e outras, como integrante, ao lado de grupos como o supergrupo Golden Smog e Loose Fur

Produtor

Jeff Tweedy mantém um estúdio em Chicago chamado The Loft (também conhecido como Wilco’s Loft) que é responsável pela produção de diversos álbuns que resenhamos por aqui, entre eles alguns de nossos favoritos, como The Real Estate, White Denim, Andrew Bird e Glen Hansard

Escritor

Com tantas composições nas mãos, parece natural que, cedo ou tarde, o lado escritor de Tweedy resolvesse se impor. Continuando com um trabalho que, na verdade, desde sempre lhe é natural, em 2004 lançou um livro de poemas intitulado Adult Head. Caso tenho interessente, o livro está a venda e custa dez dólares lá no site do próprio.

Atuação

É válido lembrar a (ótima) participação do compositor no recente seriado de comédia Portlandia, sendo produzido pelos dois protagonistas da história. Além disso, Tweedy já apareceu cantando também em outro seriado-sensação do momento, Parks And Recreation.

Tweedy

Como se não fosse o suficiente, Jeff acabou de anunciar uma nova parceria. No projeto TWEEDY ele aparece ao lado do filho Spencer, mantendo o mesmo clima de sempre. Sukierae, o álbum de estreia, está previsto para setembro e já tem até videoclipe. Confira abaixo:

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte