James Mercer em Três Atos

Relançamento de álbum de antiga banda nos relembra que sua carreira vai além de The Shins

Loading

Aos 43 anos, James Mercer carrega duas décadas de música nas costas e tem seu nome firmado na história da música recente, principalmente por seu projeto mais conhecido – The Shins.

Nascido no exótico Hawaii, Mercer teve experiências bem longe dos trópicos, morando na Alemanha e na Inglaterra antes de se estabelecer em New Mexico (terra de Breaking Bad), novamente nos Estados Unidos, onde firmou sua carreira de músico.

Primeiro, veio a banda Blue Roof Dinner, com uma vida breve, e eis que surgiu Flake Music – que anunciou na semana passada o relançamento de seu primeiro e único disco, When You Land Here, It’s Time to Return pela grande gravadora Sub Pop. É a nossa deixa para relembrar um pouco da carreira do músico.

Flake Music

Refletindo o Rock Alternativo do meio da década de 1990, Mercer e seus comparsas conseguiram, com esse tal disco, ganhar algum destaque entre o meio independente, o que gerou uma turnê com Modest Mouse.

Não é uma grande banda, daquelas que todo mundo que viveu a época vai mencionar com carinho, porém deve ganhar um status mais cult agora com seu relançamento. Ironicamente, seu maior trunfo foi originar uma das bandas mais “favoritadas” na última década pelo público Indie.

Vale escutar com os ouvidos atentos para uma versão mais crua de Mercer no vocal (as desafinações não parecem muito propositais) e uma pegada nas composições, principalmente as mais “leves”, que já aponta suas melhores qualidades.

The Shins

Com quatro álbuns lançados entre 2001 e 2012, o conjunto possui uma relação muito emotiva com seus ouvintes, principalmente por causa da emoção presente nas letras cheias de metáforas muito subjetivas e arranjos sensíveis, mas bem construídos.

É interessante pensar que a banda surgiu como um “projeto paralelo” do pessoal que trabalhava com Flake Music – quem diria que as coisas tomariam uma proporção dessas?

Trilhas de filmes, referências na cultura Pop e uma indicação ao Grammy Awards em 2008 completam o currículo do grupo e seus discos nunca perdem a graça – prova disso é ouvir hoje seu primeiro álbum.

Broken Bells

Em parceria com o produtor Brian Burton Danger Mouse, os dois exploraram sonoridades diferentes das quais estavam normalmente associados, mas ainda em um tipo de música que consegue agradar sem dificuldades seu público de sempre.

O projeto começou em 2009, uma época em que The Shins meio que estava em inatividade, e seu primeiro e homônimo disco veio em 2010. No início de 2004, veio mais um passo nessa trajetória, com o álbum After the Disco.

É mais um lembrete de que, quando alguém é criativo e se põe a fazer bons trabalhos, sempre há alguém que vai curtir escutar.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.