“Vanguart: Multishow Registro” – O Festejar do Fim de Uma Fase

Disco ao vivo completa um primeiro ciclo da banda de Hélio Flanders

Loading

Sabe aquele disco lançado há algum tempo que você carrega sempre com você em iPod, playlist e coração, mas ninguém mais parece falar sobre ele? A equipe Monkeybuzz coleciona álbuns assim e decidiu tirar cada um deles de seu baú pessoal e trazê-los à luz do dia. Toda semana, damos uma dica de obra que pode não ser nova, mas nunca ficará velha.

Vanguart – Vanguart: Multishow Registro (2009)

Pensando muito na escolha de qual disco traria para o Fora de Época desta semana, resolvi ler novamente o texto base de inicio da coluna. “Sabe aquele disco lançado há algum tempo que você carrega sempre com você em iPod, playlist e coração […]”. Pois é, este é um disco que nunca saiu de meu iPod ou coração desde sua entrada – e isso foi lá pelo fim de 2009, ano do lançamento do primeiro registro ao vivo do Vanguart.

Confesso que na época tudo o que conhecia da banda era Semáforo e Hey Yo Silver, duas “estranhas” faixas que despontaram em tudo que é lugar entre 2006/2007, músicas que eram simplesmente impossíveis de não ouvir se você estava minimamente ligado na cultura Pop. Apesar do primeiro e autointitulado álbum do grupo ter sido lançado em 2007, foi só mesmo em a partir do Vanguart: Multishow Registro que comecei a me intressar pela banda e vasculhar por todos os cantos da Internet suas obras mais antigas, incluindo aquelas que Hélio Flanders gravou sozinho em quarto no começo dos anos 2000 (os registros Ready To… (2002), The Noon Moon (2003) e o EP Before Vallegrand* (2005)).

Esse registro ao vivo mostra o que de melhor a banda tinha a oferecer em sua primeira fase. O lirísmo espontâneo e às vezes enigmático de Flanders, o clima Folk Rock das faixas e o time de boas referências que o grupo trazia para sua música (nomes como Johnny Cash, Bob Dylan,The Beatles e Neil Young só para citar alguns). Com ajuda de Mallu Magalhães (namorada de Hélio na época), Maestro Arthur de Faria, Luiz Carlini e o Quarteto de Cordas de Curitiba (em faixas como Antes Que Eu Me Esqueça e Last Day Of Romance), a banda fez um dos melhores shows que já vi (pelo menos em DVD).

Sabe aquelas bandas que soam melhor ao vivo do que no álbum? Com esse disco, consegui ver que Vanguart era uma delas. As faixas ganham mais profundidade (seja por em algumas delas o Quarteto de Cordas estar presente, ou a interpreteção de Flanders ganhar ao vivo ainda mais poder) e maior capacidade de emocionar.

Além de ser um ótimo recorte daquele momento da banda, o DVD é também uma nova porta de exposição para novas faixas grupo. Músicas como Robert, Entre Ele E Você, Promessas De Navegação, Mexico Dear Blues e You Know Me So Well foram tocadas pela primeira vez neste show e algumas compuseram o setlist das apresentações do grupo por um bom tempo.

Claro que os sucessos Semáforo, Para Abrir Os Olhos e Hemisfério não ficaram de fora e renderam versões ao vivo bem animadas e capaz de botar seu público (formado na ocasião da gravação do DVD principalmente por jornalistas e convidados) para dançar. Vale dizer que um dos pontos mais altos do registro é o cover de O Mar, de Dorival Caymmi, grande inspiração para Flanders e falecido poucos meses antes da gravação. Além, é claro, da versão de The Last Time I Saw You, cantada em parceria com Mallu Magalhães.

Este registro veio pra fechar muito bem essa fase do grupo, que embarcou em Boa Parte de Mim Vai Embora (lançado em 2011) em um clima bem diferente, deixando as composições em inglês de lado e se concentrando principalmente nas em português e espanhol. Musicalmente, o grupo deixou também de ser “estritamente” Folk para poder embarcar outras sonoridades mais abrangentes.

Comemorando o fechamento de um ciclo, este DVD é quase uma festa em comemoração aos primeiros anos de banda, seja as composições solo de Hélio ou mesmo com o começo do grupo como o conhecemos hoje em dia. E não sei se para vocês essa foi a porta de entrada para o som da banda, mas foi para mim e é por isso que até hoje ele não sai do meu iPod (ou do meu coração).

Loading

ARTISTA: Vanguart
MARCADORES: Fora de Época

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts