Sinkane: Um Dos Nomes Mais Versáteis da Música Atual

Músico sudanês merece a atenção que nomes como Blood Orange e Solange ganharam nos últimos anos

Loading

Trabalhando de perto com música, é interessante analisar o quanto os diferentes níveis de relevância no cenário musical são relativos. Se você é um consumidor mais passivo de música Pop, Arctic Monkeys pode ser a banda mais esquisita e alternativa do mundo pra você. Se você já curte Rock um pouco mais, principalmente o que genericamente se chama de Rock Alternativo, Alex Turner e companhia podem ser a banda da sua vida. E se você é ainda mais vanguardista, curte um som bem mais underground, os rapazes britânicos já são pasteurizados demais e saíram de seu grupo de interesse.

Toda essa introdução foi para falar de Sinkane, um sudanês que vive no Brooklyn, em Nova York, e que está no processo de lançamento de seu segundo álbum, Mean Love. Ahmed Gallab, nome por trás do projeto, é um daqueles caras que surgem de repente – no caso com o disco Mars, em 2012 – e você se impressiona com a qualidade do trabalho para um artista novo. Em seguida, você descobre que ele já trabalhou – ativamente, fazendo parte da banda e das turnês – com todo mundo no mundo da música, passando por Of Montreal, Yeasayer e Caribou, além de ter tocado com Usher e Afghan Whigs no último SXSW.

Sinkane – Hold Tight

Curiosamente (ou não), o disco de estreia do músico não ganhou a mesma atenção que outros nomes como Blood Orange ou Solange em seus lançamentos. Isto e o fato de ter lançado pela DFA Records, selo muito influente para os mais inseridos no meio, mas pouco popular numa escala global da música Pop, fizeram com que Sinkane ficasse conhecido por aquele terceiro grupo citado no primeiro parágrafo, o dos fãs que gostam mais de garimpar preciosidades. Mesmo assim, ele poderia muito bem ter um destaque enorme entre aquele segundo grupo que tem no R&B e em sons com influência da música negra, um dos movimentos “queridinhos” da música contemporânea.

Sinkane – How We Be

Mesmo assim, na tentativa de fazer sua música com sinceridade e conseguir incorporar todas as sua influências, Ahmed Gallab conseguiu fazer um som tão envolvente e Pop que poderia agradar até aquele primeiro ouvinte mais passivo citado no início deste artigo. Suas influências vão de Sade a Radiohead – uma de suas bandas preferidas -, mas o resultado de sua música está tão próximo de Alt-J quanto está de Bruno Mars.

Sinkane – New Name

É claro que esta separação de grupos é muito mais complexa do que isto. Pior, nem existe uma separação de fato, já que assim como dito também na introdução do texto, tudo isto é muito relativo. Mas uma certeza é que Sinkane está de volta com seu novo disco e pelo pouco que pudemos ouvir antes de resenhá-lo, o músico está mais dançante do que nunca, com muito romantismo e influências ainda mais criativas do que as vistas em sua estreia. Independente do grupo que você se encaixa ou que os outros te encaixam, vale a pena ouvir Mean Love sem nenhum tipo de restrição.

Loading

ARTISTA: Sinkane
MARCADORES: Conheça

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.