Seis Músicas pra Curtir Tricky

Com vinte anos de carreira solo, músico britânico é conhecido por Trip Hop criativo

Loading

Uma das figuras da história do Trip Hop em Bristol (Inglaterra) atende pelo nome perspicaz de Tricky e possui um papel interessante nessa trama. Após trabalhar com Massive Attack, ele decidiu investir em uma versão, no geral, mais pesada do que seus conterrâneos estavam fazendo, mas sem deixar de lado a cena que crescia ao seu redor.

Isso vem com um som mais puxado ora pro Rock, ora pro Hip Hop mesmo. Pra isso ficar mais claro, separamos seis faixas do cara que vão te ajudar a entender melhor seu mais recente trabalho, Adrian Thaws (não por acaso, seu nome de batismo). Pode esperar por muita música boa e que ainda soam como novidade hoje, mesmo vinte anos depois, como em alguns casos.

Aftermath

É difícil falar de Tricky sem citar seu primeiro sucesso. Aftermath tem quase oito minutos de duração e traz vocais femininos no refrão, uma guitarra que sabe se fazer presente, melodia fácil de acompanhar e uma ambientação envolvente. Cheia de surpresas, a faixa apresentou ao mundo seu som e promoveu o álbum Maxinquaye (1995), eleito o disco do ano pela revista NME.

Tricky Kid

Lembra que eu comentei do peso do som do cara? Que faixa mostraria isso melhor do que uma que leva sua alcunha, não é mesmo? Esta é do fim de 1996 e saiu no disco Pre-Millenium Tension (um dos meus favoritos dele) cheia de, como o nome do álbum diz, “tensão” nos vocais e nas batidas. Agrada em cheio quem curte formatos mais variados de Hip Hop.

Council State

Uma das músicas mais interessantes do álbum Knowle West Boy (2008) traz uma dinâmica interessante e uma colagem impressionante de elementos. Não é o seu disco mais famoso com o público ou mais bem visto pela crítica, mas esta faixa segue como sendo uma ótima porta de entrada para seu universo criativo.

Ponderosa

Como um Hip Hop que não se desenvolve ou uma versão um pouco mais seca ou crua do Trip Hop, a faixa se desenrola por terrenos não tão óbvios em seus primeiros segundos. É Tricky nos surpreendendo como sempre. Este foi seu segundo single.

Broken Homes

Para você entender de uma vez por todas sua versatilidade, vale conhecer Broken Bones, faixa de Angels with Dirty Faces, de 1998, lançada como single no mesmo ano. O destaque vai, além dos vocais sussurrados do músico com batidas que se dividem entre o morno e o denso, para a participação de ninguém menos que PJ Harvey. É, como diriam por aí, épica.

Nicotine Love

Foi a primeira música mostrada de seu recém-lançado Adrian Thaws e traz um refrão curioso entre alguns elementos que brotam no meio do cenário eletrônico com um certo peso. Ajuda a resumir também muitas de suas qualidades.

Loading

ARTISTA: Tricky
MARCADORES: Redescobertas

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.