Local Natives: Entre e Fique à Vontade

Disco de estreia da banda californiana revela a boa sinergia entre os músicos

Loading

Sabe aquele disco lançado há algum tempo que você carrega sempre com você em iPod, playlist e coração, mas ninguém mais parece falar sobre ele? A equipe Monkeybuzz coleciona álbuns assim e decidiu tirar cada um deles de seu baú pessoal e trazê-los à luz do dia. Toda semana, damos uma dica de obra que pode não ser nova, mas nunca ficará velha.

Local Natives – Gorilla Manor (2009)

Tem coisas que só a convivência faz por você. É saber o que o outro está pensando antes dele te dizer, é sentir o clima assim que entra no ambiente e conseguir prever os próximos passos sem que eles sejam anunciados em qualquer situação. Deve ser por isso que Gorilla Manor é um disco tão bem engrenado, já que os então cinco membros da banda Local Natives moravam juntos na casa que batiza o álbum – sim, porque é normal que casas tenham nome também.

Todo produzido e bancado pelo próprio grupo, Gorilla Manor (lançado em 2009 no Reino Unido e poucos meses depois, em fevereiro de 2010, nos EUA) é um disco bem completo, com faixas animadas e músicas carinhosas, algumas mais introspectivas e outras feitas pra você cantar e dançar junto. Uma ótima maneira de uma banda nova mostrar sua identidade.

E quem é Local Natives? Ao ouvir o disco, fica claro que trata-se de uns caras que curtem percussão e harmonias vocais, que sabem usar as guitarras Indie a favor de suas composições e que não tem medo de um fator emocional em suas músicas – até porque a intimidade da tal convivência permite essas coisas sem julgamento, né?

É bonita a declaração de amor ao avô falecido há muito tempo de Airplanes, ou o relato de um namoro a distância em Cubism Dream, capaz de fazer qualquer um sorrir. Não tem como deixar de fora também a afetuosa Who Knows, Who Cares, tão grandiosa e emotiva.

Pra quem não é dessas intimidades, a dica é ficar com faixas excelentes, como Sun Hands e Shape Shifter, que seguem pelos caminhos mais introspectivos. Ou, se sua vibe for ainda outra, tem Camera Talk e World News, que sabem ser fofas sem serem vulgares. De qualquer forma, tem algo pra todo mundo aqui.

E se bandas novas precisam mandar bem em covers (dizem), Local Natives demandou ainda mais respeito por tocar Talking Heads e fazer bem bonito. São essas coisinhas que fazem a sensação de Gorilla Manor ser essa de se sentir convidado para entrar na intimidade de um grupo de amigos. Essa é a mágica maior do disco: Acima da qualidade das músicas, você vai e fica à vontade.

Loading

ARTISTA: Local Natives
MARCADORES: Fora de Época

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.