Toro Y Moi: O Causador Disso Tudo

Chaz Bundick mostrou-se muito maior que um simples nome da Chillwave com sua estreia

Loading

Sabe aquele disco lançado há algum tempo que você carrega sempre com você em iPod, playlist e coração, mas ninguém mais parece falar sobre ele? A equipe Monkeybuzz coleciona álbuns assim e decidiu tirar cada um deles de seu baú pessoal e trazê-los à luz do dia. Toda semana, damos uma dica de obra que pode não ser nova, mas nunca ficará velha.

Toro Y Moi – Causers of This (2010)

Eu tinha outra ideia para o Fora de Época de hoje, porém o anúncio de um novo álbum de Chaz Bundick me fez mudar de direção no meio do caminho. Muito disso vem também pelo fato de Toro Y Moi ter mudado bastante sua sonoridade nessa primeira faixa apresentada neste começo de semana, Empty Nesters. O disco em questão é What For? e chega às lojas em 7 de abril, mas não estou aqui para falar dele hoje. O assunto é sua estreia, Causers Of This.

Lançado em 2010, o álbum guarda em seu DNA os primeiros genes da Chillwave, estilo que ganharia esse nome e força midiática a partir do ano seguinte. Já falamos do gênero e de seu desenvolvimento anteriormente, e é importante saber que ele foi determinante para o que seria produzido a partir de 2011, assim como a aceitação da produção mais caseira – que, se antes ainda por alguns era relacionada ao amadorismo, agora superava esse estigma.

O que mais me chama a atenção nesta obra é a habilidade de Chaz em misturar alguns de seus estilos preferidos e criar algo que não é nem uma coisa nem outra. Explico: Por mais que haja tendências Funk, Disco, Soul, Hip Hop, Dream Pop e Psicodelia, sua música não é nada disso isoladamente, ela soa como um amálgama sonoro de tudo isto feito por meio dos computadores.

Se por um lado, essa fusão musical não é algo novo, a forma como ele foi criada, isso já alguns anos antes deste lançamento, foi o que definiu a forma de produção de uma remessa de novos artistas e que gerou discussões interessantes na época, seja pela parte da nostalgia musical ou pela inventividade dessas combinações.

Mais que um simples disco, Causers of This foi (e ainda é) o pontapé de diversas conversas sobre música e arte no geral. Creio que Chaz não esperava nada disso quando estava em seu quarto criando esse mosaico de estilos, mas foi resultado que obteve quando o disco foi lançado. Claro que os outros tantos artistas da tal Chillwave também foram imprescindíveis para fomentar esses debates. Uma andorinha só não faz verão, mas essa andorinha em especial liderou o bando ou pelo menos o guiou aos lugares mais quentes da estação.

Loading

ARTISTA: Toro y Moi
MARCADORES: Fora de Época

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts