Bastidores: Rdio Sessions Vanguart

Plataforma de streaming lança primeira edição de discos com versões ao vivo exclusivas

Loading

Fotos: Monkeybuzz

Melhor ainda do que ouvir nossas bandas preferidas é poder escutar novas versões de suas músicas que mais gostamos. Foi com isso em mente que a plataforma de streaming Rdio traz ao Brasil o projeto Rdio Sessions, que promove regravações exclusivas de faixas com o charme do ao vivo.

A série começou na matriz norte-americana, que realizou gravações em um estúdio na última edição do festival SXSW, e, após ganhar uma versão canadense, desembarca agora no Brasil. “A ideia é trazer bandas em novos formatos”, explica Bruno Vieira, diretor do Rdio no Brasil, “tocando releituras de sucessos com cara de improviso”. Isso resulta em EPs mensais com algumas de nossas músicas favoritas e algumas surpresas pelo caminho.

Em parceria com o selo YB Music, que provê o estúdio para as gravações realizadas em São Paulo, o projeto Rdio Sessions começa com uma das bandas mais queridas do público brasileiro: Vanguart, que deu uma nova vida a canções de seu mais recente disco, Muito Mais que o Amor, sem deixar velhas conhecidas de fora, em regravações que refletem o clima de jam descontraída que tomava conta do estúdio naquela tarde.

“Eu acho legal porque é meio como tocar em casa”, diz o baixista e vocalista Reginaldo Lincoln, “a gente nunca tocou essas músicas do disco assim, é a primeira vez que a gente vai dar uma reduzida e experimentar”. As novas versões são também resultado do que a banda aprendeu com os shows, como explica Helio Flanders: “A turnê transforma a música, sempre pra melhor. Você grava, depois tenta uma coisa ao vivo, errando e acertando, conhecendo melhor as músicas”.

Esse formato privilegia tanto o artista, com uma oportunidade de tocar um novo arranjo, quanto o fã, que ganha mais uma chance de curtir suas preferidas. “É um presente”, comenta a violinista Fernanda Kostchak, “Quando você curte muito uma banda, você quer ver aquela música que você nunca enjoa de ouvir, mas que busca algo diferente”. Sobre Vanguart poder estrear a série, ela foi enfática: “É uma honra!”.

E este é só o comecinho do que Rdio fará no Brasil com suas Rdio Sessions, conteúdo que será difundido também nos outros 60 países em que a empresa atua. Em janeiro, conheceremos a experiência de Nação Zumbi com o projeto e 2015 promete muito mais música com bandas relevantes para a plataforma e favoritas entre o público.

Veja fotos na galeria abaixo.

Loading

ARTISTA: Vanguart
MARCADORES: Bastidores

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.