Entrevista: Cayucas

Por telefone, banda comenta seu novo álbum, “Dancing at the Blue Lagoon”

Loading

Fica difícil não curtir Cayucas, com seu som ensolarado pronto para festa, como ouvimos em seu novo e segundo álbum, Dancing at the Blue Lagoon. Há ainda um outro fator, mais emotivo, que vem a partir das histórias inspiradas na infância vivida na Califórnia dos irmãos Zach e Ben Yudin, líderes da banda, presentes nas faixas. Tem a ver também com o dedo do produtor Ryan Hadlock, que tem no currículo títulos como The Lumineers.

Por telefone, Zach comentou ao Monkeybuzz sobre o processo criativo por trás do disco. Antes de desligar, ele comentou também sua vontade de vir ao Brasil – um sonho que, em vista das dificuldades de turnês na América do Sul, parece não estar perto de virar realidade em um futuro próximo.

Monkeybuzz: É interessante como Dancing at the Blue Lagoon constrói uma Califórnia imaginária que mesmo quem nunca esteve no estado, mas o conhece por causa de Hollywood, o reconhece. Como foi criar essa ambientação para o álbum?
Zach Yudin, Cayucas: A vontade era pegar um local verdadeiro e criar uma história em torno dele, algo que fosse parte realidade, parte fantasia. O bar Blue Lagoon não existe, mas há um outro que serviu de inspiração para ele. Acho isso mais interessante que só a realidade ou só a ficção.

Mb: No caso desse disco, a inspiração parece ter vindo bastante da nostalgia também, não é? Temos uma palavra em português, “saudade”, que explica isso bem, a vontade de estar em um lugar ou com alguém novamente. Isso tem a ver com o seu trabalho?
Zach: É difícil responder essa, mas acho que sim. Talvez não de uma vontade de voltar no tempo… Tenho muitas memórias, mesmo de pequenas coisas, e eu gosto de escrever sobre elas, então, sim, a nostalgia é o ponto de partida. Na verdade, tudo que eu faço começa com um título. Assim que eu começo a compor com um título em mente, eu consigo criar uma história, mas tudo vem a partir da nostalgia.

Mb: E como é sua relação com a Califórnia?
Zach: Eu cresci aqui e gosto muito. Tenho uma forte conexão com o local e gosto de abraçar isso de todas as formas possíveis.

Mb: Você surfa?
Zach: (Risos) Sim, eu surfo. É o estado da imagem, eu gosto dessa vibe.

Cayucas

Mb: Como foi gravar esse disco?
**Zach: Foi bom. Estávamos nervosos por fazer algo diferente, estamos acostumados a tocar todos os instrumentos. Mas estávamos felizes, então foi fácil.

Mb: E o trabalho com Ryan Hadlock, como foi?
Zach: Ele foi incrível, ele tem um ótimo ouvido. Ele não falava muito, mas soltava ótimas opiniões quando abria a boca, gostamos muito do ponto de vista dele. Tivemos sorte de trabalhar com ele.

Mb: Tenho a impressão que essas músicas novas funcionam bem sozinhas. Elas estão boas na sequência, mas cada uma carrega um começo-meio-e-fim muito bem determinado. Isso foi intencional?
Zach: Umas outras duas pessoas já me disseram isso e eu entendo esse ponto de vista. Eu gosto sim de trabalhar cada uma delas individualmente, gosto de começo, meio e fim. Muitos álbuns muito bons já lançados não tinham isso e são ótimos, mas eu gosto de trabalhar assim, ter dez músicas diferentes no disco.

Loading

ARTISTA: Cayucas
MARCADORES: Entrevista

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.