Todo Dia Tem Sido do Rock

Algumas bandas mantém o gênero vivo ao trazer para hoje o que era feito há décadas. Comemore o Dia do Rock com algumas delas

Loading

Hoje é o Dia Mundial do Rock, e é claro que o Monkeybuzz não ia deixar essa data passar em branco. Para nossa homenagem ao estilo que mudou para sempre a cara da música popular (e também a erudita), resolvemos pensar não apenas em um dia, mas em toda uma “Era do Rock”, na qual tudo o que já foi produzido há décadas continua vivo e em forma ainda hoje, revelando que, há muito tempo, todo dia tem sido dia “Dia do Rock”. Confira algumas bandas que mantém o espírito do gênero jovem e relevante independentemente de vertentes.

Anos 50 Com um som influenciado pela Surf Music típica da virada dos anos 50/início dos 60, assim como feito pelos Beach Boys, o The Drums apresenta uma guitarra com swing praieiro, assim como o estilo Californiano era na época de início do Rock.

Anos 60 Trazendo de volta o rock lisérgico das guitarras ecoantes da psicodelia sessentista, marcada por grandes bandas como Jefferson Airplane e Os Mutantes, temos os australianos do Tame Impala que representam o Novo Psicodélico

Anos 70 Uma década de ouro para o Rock e que merece destaque não para um, mas para três estilos: o Progressivo, com suas músicas de longa duração e muito simbolismo – revivido pelo The Mars Volta; o Blues Rock, uma combinação entre o Blues tradicional e a energia do rock – hoje vista no trabalho do The Black Keys; e o Hard Rock e seus riffs poderosos com os caras do Wolfmother

Anos 80 Com o White Lies podemos facilmente nos sentir nos ano 80 em meio ao Post-Punk com guitarras com efeitos e linhas de baixo marcantes. O Electropop/rock também se faz presente atualmente com os ingleses do Hot Chip misturando o rock com batidas eletrônicas.

Anos 90: O Britpop e seu Rock com a levada Pop que embalou os anos 90, retorna hoje curiosamente com a banda de um dos ícones do estilo na época, a Noel Gallagher’s High Flying Birds. O Noise Rock de Sonic Youth e Dinosaur Jr. é revivido com os americanos do A Place To Bury Strangers que trazem novamente as guitarras barulhentas e ensurdecedoras.

Anos 2000: Década marcada pelo Indie Rock e o Garage Rock que fizeram o rock voltar ainda mais à tona para a mídia. A juventude como tema e o Rock mais simples compõem o estilo que The Strokes, entre outras bandas, trouxe no começo da década.

Loading

Autor:

Marketeiro, baixista, e sempre ouvindo música. Precisa comer toneladas de arroz com feijão para chegar a ser um Thunderbird (mas faz o que pode).