Pavement – The Secret History, Vol. 1

Selo Matador começa a lançar coletânea de “álbuns obscuros” da banda

Loading

Dizem que os grandes artistas são capazes de capturar o espírito do tempo. Poucos são aqueles com aptidão para, não apenas entender a essência de sua geração, mas também transformá-la em material criativo, criar uma nova linguagem a partir dele e moldar um estilo que será o responsável por balizar as vontades e costumes de toda uma geração.

Nos anos 90, pudemos observar o nascimento de um estilo de Rock Alternativo que logo viria a se tornar um dos principais pilares da música das próximas décadas: o Indie. Muitos foram os grupos nascidos sob o influência dessa época, mas nem tantos souberam transcender as capacidades de comunicação de um gênero musical, adaptando o estilo a sua maneira e criando um modo único de se expressar.

Pavement foi um desses grandes, e não à toa, mesmo a despeito do encerramento de suas atividades há cerca de 16 anos, e mesmo a despeito da aparente falta de interesse de seus integrantes (sobretudo de seu líder Stephen Malkmus), o grupo vê – mais uma vez – sua história renascer em mais uma coletânea-homenagem.

De acordo com o selo Matador, o responsável pelo projeto, todo álbum de Pavement contém uma espécie de “duplo” obscuro. Um “shadow album”, segundo os mesmos. Então, para homenagear o lado sombrio da banda, está sendo lançada a coleção The Secret History, um volume para cada álbum lançado pelo grupo, que vai contar com Lados B e raridades gravadas durante suas respectivas épocas.

O primeiro volume, portanto, foca na fase de seu primeiro exemplar, Slanted and Enchanted, e no período nos arredores de 1992, época em que a banda sai dos porões de seu baterista hippie Gary Young e começa a transitar de projeto experimental para uma empreitada profissional.

Para os fãs mais aficcionados, segue uma boa e uma má notícia. A primeira, má, é que não há em The Secret History Vol. 1 nenhum material necessariamente inédito. Todas as suas trinta faixas já puderam ser ouvidas na reedição de aniversário do álbum de 2002 chamada Slanted & Enchanted: Luxe & Reduxe (embora esse material extra nunca tivesse sido lançado separadamente até agora). A segunda, boa (bastante boa, aliás), é que a grande maioria delas (25 de 30, para ser mais exato) está disponível pela primeira vez em vinil.

Pavement

Uma das coisas mais legais a respeito do lançamento do primeiro volume de The Secret History é que a coletânea, com todas as raridades que carrega, talvez cause o mesmo estranhamento para um novato em 2015 quanto causou, com seus “hits” esquisitos, para aqueles que conheceram a banda nos arredores de 92. Pavement sempre manteve um charme meio obscuro, segredo dificilmente solucionado pelos poucos cassetes e fanzines que circulavam sorrateiros na época. E, talvez por isso mesmo, tenha angariado um séquito de fãs fiéis por sua aura misteriosa. Enfim, uma sensação de estranhamento essencial para o momento, e que esta coletânea tenta resgatar com relativo sucesso.

The Secret History, Vol. 1 é inesperadamente coeso em seu próprio caos. Entre as mixagens “alternativas” (algumas com reverb demais, outras exagerando na compressão), entre alguns exemplares vindos das Peel Sessions da Rádio BBC, e também entre algumas outras faixas vindo de uma enérgica apresentação ao vivo (ocasião em que o grupo fazia shows de abertura para Sonic Youth), podemos notar uma banda se descobrindo e transitando para o profissionalismo.

Ficamos, afinal, com a impressão de que, se Pavement contém um lado obscuro, é simplesmente porque no turbilhão de sua juventude, excedeu a capacidade física de seus álbuns “oficiais” com tanta criatividade. Por mais clichê que possa parecer, a história secreta de Pavement é tanto um ótimo convite de entrada para a obra do grupo quanto um excelente presente para os nostálgicos.

Loading

ARTISTA: Pavement
MARCADORES: Compilação

Autor:

é músico e escreve sobre arte