Twin Shadow através de seus clipes

Revisitamos a carreira de George Lewis, Jr. e a recontamos pelos seus sempre criativos videoclipes

Loading

Se lembra em 2009, quando começou todo o burburinho em volta da onda retrô que tomou conta da Internet, com Ariel Pink e seu som psicodélico cheio de referências dos anos 60 e a Chillwave com sua sonoridade calminha e cheia de sintetizadores da década de 80? Nessa mesma época, George Lewis, Jr., ou, como é mais conhecido, Twin Shadow, começou a despontar com seu som não menos vintage e vídeos incríveis que logo ganharam popularidade. Seus vídeos demonstram tanto de sua criatividade que é possível traçar um perfil do músico apenas com eles. Veja só.

Castles In The Snow

Este foi seu primeiro clipe, feito ainda no finalzinho de 2009 a partir dos primeiros singles que saíram em blogs e sites. Como uma espécie de fan made, o vídeo foi produzido pelo diretor norte-americano Jamie Harley, que o deu de presente para o músico. A produção mistura recortes de filmes que retratam uma cena urbana de São Paulo que data dos anos 80, época da qual George pega emprestada grande parte de suas inspirações e influências.

At My Heels

O interessante é que esta música ganhou duas versões em vídeo. A primeira foi mais um presente de Jamie Harley, que segue o mesmo formato de Castles In The Snow, só que desta vez um pouco mais ensolarado e divertido, com recortes de parques de diversão e paisagens praianas tirados de um documentário dos anos 90. O segundo foi assinado pelo The Directors e traz um misto entre textos escritos em russo e a cabeça flutuante de George que fica girando pela tela.

. ##*Slow* Já em 2010, mas ainda antes do lançamento de *Forget*, seu primeiro disco, a banda fez um clipe que ajudou a aumentar a hype e a expectativa para esse primeiro trabalho que sairia em alguns meses. Inspirados em uma série de comerciais dos anos 90, ele é bem simples e mostra George tocando sua bateria e conversando com a câmera com um ar misto entre o *cool* e *blasé*. Este single mostra bastante do clima do álbum e seu som retrô que traz mistura nostálgica entre a New Wave e a Chillwave. ##*Forget* Esse vídeo pode não ter nada de inovador e só mostrar o grupo tocando ao vivo, mas marca uma época importante na sua carreira; quase um ano depois do lançamento do disco e de uma turnê extensa (que até fez uma curta passagem pelo Brasil) George e companhia voltam aos estúdios onde gravaram *Forget* e como uma forma de despedida gravam a última faixa do álbum. Pouco tempo depois, começariam a trabalhar no seu próximo lançamento. ##*Five Seconds* Este clipe marca uma nova fase na carreira e na vida de George, sendo o primeiro single tirado do seu segundo álbum, [*Confess*](http://wordpress-214585-650819.cloudwaysapps.com//resenhas/albuns/1582/twin-shadow—confess/), que foi inspirado em um acidente de moto que o músico sofrera mais cedo em 2012. Curiosamente, o primeiro clipe deste disco começa com o músico em cima de uma, em narrativa cheia de violência e gangues. O vídeo é baseado no romance, *Night of Silver Sun*, escrito pelo próprio George e pelo diretor Eric Green. ##*Patient* A segunda parte da narrativa vem com uma reviravolta na trama. O vídeo é repleto de referências oitentistas vindas das roupas e acessórios, além das danças e olhares para câmera, o que era bem comum nos clipes da época. A referência à década também vem acompanhada de uma sonoridade marcante, o Synthpop, que aparece com mais força em *Confess* do que aparecera em *Forget*.

Loading

ARTISTA: Twin Shadow
MARCADORES: Clipe

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts