New Order no Som dos Outros

Legado e herdeiros da tradição inovadora do grupo britânico

Loading

Você pode não acreditar, mas houve um tempo em que não era absolutamente natural misturar Eletrônica com Rock. É, isso mesmo. Linguagens diferentes, lógicas distintas, abordagens que não se casavam, a música sintética surgiu como algo experimental, bem próximo da música erudita, enquanto o Rock, sabemos bem, foi uma explosão espontânea lá no fim dos anos 1950, visando sonorizar a juventude e seu comportamento nascente, próprios de um mundo em que não haveria a necessidade de jovens imitarem os gostos de seus pais, logo, a necessidade de prover essa gente de alimento para alma era premente e inevitável. Pois bem, o Rock foi levado para passear ao longo dos anos 1960 em diferentes paisagens, mas sua marca registrada – a inovação – o levou como matéria-prima de qualquer nova abordagem que se pretendesse moderna e desconectada com qualquer comodismo.

A Eletrônica começou a chegar ao terreno da música popular em meados dos anos 1960 e incorporou-se naturalmente nos anos seguintes. Surgiu como um facilitador para gente como The Beatles e The Beach Boys, que elevavam suas criações a novos níveis, forneceu alternativas para bandas que engatinhavam no que chamaríamos mais tarde de Rock Progressivo e demorou bastante tempo para que David Bowie e Kraftwerk a formatassem de modo a se tornar algo intrínseco à produção musical. De fato, nos anos 1980 é que as sonoridades sintéticas foram absorvidas com naturalidade nas gravações – das mais banais às mais complexas – através do uso de instrumentos como teclados, sintetizadores e artefatos mil, que foram surgindo em grande número a partir daquela década. Neste momento particular do tempo, surgiu New Order, como já sabemos pelos dois artigos especiais publicados recentemente no Monkeybuzz, dando conta da importância da banda inglesa e listando suas [quinze canções mais marcantes](http://wordpress-214585-650819.cloudwaysapps.com//artigos/16400/new-order-em-quinze-cancoes/] na carreira.

O grupo não teria surgido se não fosse pelos recentes flertes que Joy Division, a origem de New Order, vinha empreendendo com a música produzida por Bowie e as bandas alemãs de Krautrock, Kraftwerk à frente. De alguma forma interessante, a sonoridade obtida foi a mais eletrônica e marcante daquele período, misturando relevância artística, discrição e uma aura independente que possibilitou experimentações em níveis mais elevados que outros artistas contemporâneos, contratados por gravadoras maiores. A partir das fileiras informais da Factory, New Order pode dar vazão à criatividade, explorando as leituras de música eletrônica que vinham surgindo nos Estados Unidos, a partir do nascente Hip Hop, passando ao longo da década por misturas variadas, chegando na confluência dançante da House Music, a partir de 1987 e da cultura Dance que vinha do balneário espanhol de Ibiza, cujas boates eram comandadas por DJs ingleses, muitos deles conhecidos da banda e com passagem pelo Hacienda, clube/boate de Manchester, no qual os integrantes da banda comandavam as ações. Tudo estava interligado, portanto.

A influência desse movimento da banda na criação de uma marca registrada sonora rendeu frutos nos subterrâneos já na virada para a década de 1990, quando gente como The Chemical Brothers, Fatboy Slim, Underworld, Moby, Nine Inche Nails e a maioria dos artistas que militariam no terreno da música Eletrônica ao longo da década, passaram pelo modelo proposto por New Order. A encruzilhada, no entanto, não era tão simples, uma vez que o quarteto de Manchester não se valia apenas de bits e bytes em sua música, detendo um grande manancial de influências Pós-Punk e de Rock Independente britânico, fontes inspiradoras de artistas como Marilyn Manson e Smashing Pumpkins, por exemplo, além de alguns importantes integrantes do Britpop, principalmente Suede. Dá para apostar que a guinada estética empreendida por U2 em discos como Zooropa e Pop podem ter alguma inspiração na abordagem de New Order, sobretudo no início de sua carreira. Seria nos anos 2000, no entanto, que a influência do quarteto seria mais notada e incorporada em terrenos mais distantes da música dançante underground ou do Rock independente.

Bandas e artistas como Skrillex, The Killers, Hot Chip, [OK Go](), LCD Soundsystem, The Rapture, Cut Copy e mesmo gente aparentemente mais distante em termos estéticos, como Rihanna e Akon, além dos noruegueses de Röyksopp, podem ser apontados como artistas influenciados pela estética do grupo de Manchester, seja no culto a versões estendidas, remixadas, alternativas, seja na capacidade de misturar sonoridades sintéticas com instrumentos mais convencionais e ter em mente que a pista de dança pode se configurar como um teatro de operações mentais indispensável para que a própria arte que eles produzem faça algum tipo de sentido, tendo em mente que não se trata apenas de produzir uma sequência aleatória de batidas, mas entender que é necessário manter a harmonia e a estrutura com aquela habilidade de coordenar melodia, refrão e conferir potencial Pop à canção que, sim, é dançável, mas igualmente “cantável”, em se tratando das criações da banda.

Estamos a poucos dias do lançamento do próximo capítulo da trajetória de New Order. O que será que eles aprontaram no vindouro disco Music Complete ? Canções mais dançantes como nos anos 1980? Melodias marcantes como as presentes em álbuns como Low Life e Power, Corruption And Lies? Ou alguma mutação guitarrística como a proposta no início dos anos 2000, com o lançamento de Get Ready? Manterão a marca registrada ou ousarão em novíssimas visões musicais? Só podemos nos preparar para o melhor, com grandes chances de acerto.

Loading

ARTISTA: New Order
MARCADORES: Novo álbum

Autor:

Carioca, rubro-negro, jornalista e historiador. Acha que o mundo acabou no meio da década de 1990 e ninguém notou. Escreve sobre música e cultura pop em geral. É fã de música de verdade, feita por gente de verdade e acredita que as porradas da vida são essenciais para a arte.