Inky: Aberta para Balanço

Com grandes shows em SP e no Chile, banda firma-se como uma das mais promissoras da cena

Loading

Faz um pouquinho mais de dois anos e meio desde a primeira vez que a banda Inky apareceu no Monkeybuzz pela primeira vez. O título da matéria era Para Crescer, É Preciso Mudar. Isso a Inky Já Aprendeu, um resumo de como as experiências diversas (como gravar como uma orquestra) permitiram um amadurecimento do som e, com ele, uma maior projeção.

Deu no que deu, Inky é hoje uma das bandas mais bem vistas de sua São Paulo natal e para além de suas fronteiras. Dois futuros shows do grupo mostram isso: Um nesta terça, 1º de setembro, no SESC Pompeia (um dos mais prestigiados palcos da capital), que mostra como o quarteto se destaca na metrópole, e outro em 14 de novembro como atração do festival Primavera Fauna, no Chile, que revela que os outros países também tem seus ouvidos abertos ao seu som.

“O que faltava era um show em festival grande para fechar nosso ano”, conta o baixista Guilherme Silva, “todos as nossas outras metas para 2015 foram cumpridas” – uma afirmação que poucas outras bandas independentes poderiam fazer ainda em agosto. Esse nível de sucesso não foi sempre assim, como ele mesmo conta.

“A gente era muito menos realista e muito sonhador”, diz o músico em relação ao que a banda era quando apareceu no site pela primeira vez. “A gente achava que faria um EP, um clipe e viraria o LCD Soundsystem (risos), faria turnê mundial (mais risos), era muito mais um sonho”, continua, “era mais um hobby que podia dar certo”. De fato, muita coisa deu, mas em um caminho de muito trabalho, decisões (o álbum que a matéria de 2013 dizia que sairia naquele ano veio só em 2014) e, como sempre, alguns erros (“Mas é se fodendo que a gente aprende mais”, brinca Guilherme).

“Hoje, a gente entende a banda mais como uma empresa, com RH, financeiro, planejamento. A gente sabe bem como funciona”, afirma. Quando questionado como a banda estará daqui dois anos e meio, cinco após a primeira matéria, ele brinca: “Fazendo turnê mundial”. Após os risos, ele comenta que, como o show no Primavera Fauna mostra, seu som universal com músicas em inglês tem aberto portas que devem sim multiplicar-se com o passar do tempo. Ao menos, é para isso que os quatro tanto trabalham.

Enquanto 2018 e suas promessas não chegam, ficamos contentes com o show no SESC Pompeia (terça, 1º de setembro, às 21h. Entrada gratuita, retirar ingressos com uma hora de antecedência). Até porque, conhecendo Inky, sabemos que até lá mais novidades virão – e conhecemos o nível de qualidade em que elas costumam vir.

Loading

ARTISTA: Inky
MARCADORES: Conheça

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.