“Demolished Thoughts”: A Maqúina do tempo de Thurston Moore

Disco solo do ex-Sonic Youth desperta sentimento nostálgico em quem ouve

Loading

Sabe aquele disco lançado há algum tempo que você carrega sempre com você em iPod, playlist e coração, mas ninguém mais parece falar sobre ele? A equipe Monkeybuzz coleciona álbuns assim e decidiu tirar cada um deles de seu baú pessoal e trazê-los à luz do dia. Toda semana, damos uma dica de obra que pode não ser nova, mas nunca ficará velha.

Demolished Thoughts

Tenho que confessar que não sou o maior fã de Sonic Youth ou mesmo dos diversos trabalhos paralelos de seus integrantes. Confesso também que meu disco favorito da trupe é um que ninguém liga, um que passa batido em meio a longa discografia do prolífico grupo – estou falando do Murray Street, lançado em 2002. Digo tudo isso para falar afirmar que uma das obras solo de Thurston Moore, líder do grupo, se tornou das minhas favoritas na vida.

Conheci Demolished Thoughts na mesma época em que o Monkeybuzz começava a surgir, um tempo que me traz certa nostalgia por tantas mudanças que estavam acontecendo ao mesmo tempo em minha vida. Ouvir o disco hoje em dia desperta na minha memória bastante coisa de 2012, mas também dos anos que se seguiram, e o disco, que continua no meu iPod, ganhou novos significados.

Talvez seja pelo choque de ver Thurston em um contexto tão diferente do Sonic Youth, talvez pelo teor catártico de algumas das músicas, talvez por faixas singelas como Benediction ou Illuminene. Até hoje, não sei explicar objetivamente como surgiu essa paixão à primeira audição, mas sei dizer que ela persiste, ainda mais depois de ver ao vivo partes do disco.

Demolished Thoughts é para mim um daqueles discos que brotam na memória de tempos em tempos, seja como saudade daquela época ou da necessidade de uma releitura imaginativa daqueles anos. No fim das contas, o álbum tornou-se uma pequena máquina do tempo pessoal com data para 2012.

Loading

MARCADORES: Fora de Época

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts