Anywhere – a nova banda de Cedric Bixler-Zavala

Vocalista do The Mars Volta lança projeto paralelo com referências a Zappa e Morricone em um misto de Punk e Psicodelia muito interessante

Loading

Cada vez mais, tenho percebido que os projetos paralelos, ao contrário do que o nome indica, mantém muitas semelhanças com as bandas principais de cada artista. Isso não é diferente com Anywhere, trabalho de Cedric Bixler-Zavala em parceria com Christian Eric Beaulieu (Triclops!) e Mike Watt (Minutemen/fIREHOSE). O músico pega bastante das sonoridades características de suas bandas, The Mars Volta e At The Drive-In, e dá a elas uma cara diferente neste projeto.

O trio faz uma mistura bem diferente, porém bem acessível. O som do Anywhere poderia ser descrito como o encontro de Ennio Morricone com Frank Zappa em algum restaurante oriental. Tentando simplificar, a banda usa muito do violão em um encontro psicodélico com elementos eletrônicos e uma bateria frenética tocada por Cedric (que assume também os vocais).

Tão emocionante e etéreo quanto algumas faixas do The Mars Volta, a sonoridade deste projeto pode lembrar bastante a vibe dos primeiros discos da banda e ainda agradar os fãs mais puristas que reclamaram das mudanças em seu estilo com o decorrer do tempo. O violão furioso coversa muito bem com a bateria em uma espécie de Punk acústico e os elementos eletrônicos e feedbacks intencionais dão uma cara mais viajada ao trabalho. Essa aura psicodélica se apresenta também pelos vocais, característicos de Bixler e pela participação de Rachel Fannan (Sleepy Sun) em algumas faixas, que parecem criar uma espécie de mantra.

O Anywhere se formou de maneira despretensiosa ainda em 2010, resultado do encontro dos músicos em uma festa e, após uma só conversa, já tinham muita coisa na cabeça e muito o que experimentar. Os primeiros EPs saíram no começo de 2012 e, logo depois, o primeiro álbum (que recebe o mesmo nome da banda) apareceu em abril no Record Store Day, com uma tiragem de apenas 500 cópias. O lançamento oficial ficou para o mês de julho, agora com mais cópias lançadas.

Cedric parece, agora, tão prolífico quanto Omar Rodríguez-López, seu companheiro de The Mars Volta, com quem recentemente realizou a turnê de volta do At The Drive In e ainda acha tempo para gravar e compor músicas nesse projeto, tudo isso além do disco Noctourniquet, que a banda dos dois lançou no início do ano. Não me surpreenderia se, em breve, vermos mais material do cara, em parceria com alguém ou em formato inteiramente solo.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts