Dance Punk – Das origens ao revival

Graças à música Disco, o Rock nunca mais foi o mesmo e gerou bandas excelentes, como a The Rapture (foto)

Loading

Mais um estilo/cena que marcou os anos 70 e 80, desta vez vamos falar do Dance-Punk que mistura estilos dessas duas décadas com batidas eletrônicas e um pouco de guitarras e baixos de Disco e Funk, mas sempre mantendo a cara de Rock.

Seu surgimento foi tanto na cidade de Nova York quanto em Londres ao final dos anos 70 até por volta da metade dos 80. Esse período foi marcado por ser uma época de várias transições e marcos na história e tudo isso foi ingrediente para o Dance-Punk. O mais curioso, e que é sumamente importante destacar, é que foi uma época de importância para a música no geral, não só para o Rock. Digo isso pois o “dance” do nome não vem do Rock, mas da Disco Music.

Paralelamente ao Punk do final dos 70 e ao Post-Punk/New Wave do início ao meio dos 80, tínhamos um estilo que estava tomando conta da indústria fonográfica mundial: A Disco Music. A base do Dance-Punk pode ser dada por esses quatro estilos que vigoravam na época, quando se adotava a força do primeiro, a carga mais sombria/ecoante do segundo e terceiro, e a energia dançante, as linhas de baixo e bateria de club do último. Esse entrelace entre o Rock e a Disco soava bem interessante.

Bandas como Public Image Ltd, Killing Joke e Liquid Liquid se tornaram umas das primeiras a adicionar as linhas de baixo e a bateria marcante aos sintetizadores presentes no Eletro e no Rock da época. A mistura soava bem harmônica, seja para um som mais encorpado, como o feito pela Liquid Liquid, quanto para algo mais pesado e pulsante feito pelos britânicos da PIL e KJ com suas raízes Punk e New Wave, respectivamente.

O Dance-Punk fez escola e isso é notado com seu revival e sua reinvenção no início dos anos 2000, que foi dado com o surgimento da cena Indie Rock e Garage Rock. LCD Soundsystem é um exemplo de banda que se orientou em manter mais o clássico do estilo. Sem grandes alterações, priorizou mais um som oitentista. Diferentemente, outras bandas adicionaram um toque Pop/Rock vindo do Indie , ou, uma energia mais crua vinda do Garage e formaram o que foi dado o nome de New Rave.

A New Rave foi como foram rotuladas as bandas que trouxeram o Dance-Punk mas com adições de características dos Indie Rock e Garage Rock mas sem perder a característica clubística e sintetizada do estilo origianal. O Klaxons pode ser tido como a banda que melhor representa esse estilo, seguido de CSS, The Rapture, Cuty Copy e !!!.

Discografia Básica

Public Image Ltd.Album/Compact Disc Killing JokeKilling Joke Liquid Liquid- Liquid Liquid

Discografia Atual

LCD SoundsystemThis is Happening KlaxonsMyths Of The Near Future The RaptureEchoes !!!Louden Up Now Cut CopyIn Ghost Colours

Loading

Autor:

Marketeiro, baixista, e sempre ouvindo música. Precisa comer toneladas de arroz com feijão para chegar a ser um Thunderbird (mas faz o que pode).