Alguns Poucos Motivos para Curtir No Doubt

O lançamento próximo de “Push and Shove” nos relembra por que ouvir a banda de Gwen Stefani

Loading

Que é impossível agradar gregos e indies ao mesmo tempo, a gente sabe. Ainda assim, algumas bandas parecem ter um certo potencial de entreter públicos distintos com um só lançamento. Esse acaba sendo o caso do quarteto No Doubt, que sabe colocar para dançar tanto uma menininha com roupas coloridas, quanto um barbudão metido a hipster que ouve a banda mesmo sem aguentar Don’t Speak – e, cá entre nós, quem aguenta essa?

Fazendo música desde 1986 (sim, tanto tempo assim), a banda de Gwen Stefani dificilmente entra em alguma seleção de “melhores” de qualquer coisa, mas ganha nossa atenção por alguns poucos motivos que já são o suficiente para querermos ouvir Push and Shove, seu novo álbum, quando ele sair em setembro. Conheça alguns deles.

Faz Ska para quem não curte Ska

O estilo parece datado demais, jazzístico demais ou divertido de menos? A pegada Pop Punk da No Doubt deixa o gênero muito mais palatável para qualquer público, seja do Pop ou do Punk mesmo. Tanto é que a banda figura entre alguns dos nomes que revitalizaram o Ska na década de 90, dando a ele uma nova cara e uma ampla aceitaçã. Ponto pra eles.

Spiderwebs

Possui um ótimo “Fator Festa”

Como dissemos antes, No Doubt consegue agitar qualquer um com uma empolgação contagiante que está presente em grande parte de suas faixas. Pode não parecer motivo suficiente para você começar a ouvir o grupo – afinal, são muitos os artistas que também fazem isso muito bem -, mas guarde uma ou outra de suas músicas no iPod ou celular e, em um dia sem muito ânimo, lhes dê uma chance, de preferência sem muita gente por perto para não passar vergonha dançando.

New

Sabe seguir tendências

Em 2003, logo que todas as releituras dos anos 80 pareciam começar a estorar, Gwen e os rapazes deram sua roupagem à It’s My Life, hit de 1984 da banda Talk Talk. Ainda soando como No Doubt, mas deixando a vibe Ska de lado, eles souberam usar os sintetizadores muito bem e convidaram um fotógrafo que estava trending, o famoso David LaChapelle, para dirigir o videoclipe da faixa. Nada mal.

It’s My Life

Tem noção do melhor momento para variar

Antes disso, em 2001, o quarteto lançou Rock Steady, disco gravado na Jamaica, além de Londres, São Francisco e Los Angeles, sabendo aproveitar o que cada local lhe oferecia, principalmente a ilha de Bob Marley. A mudança de ares conferiu ótimas vendas ao ábum e rendeu uma indicação ao Grammy. Mas, acima de tudo, os ritmos afro-caribenhos e a mão do produtor de Eletrônica William Orbit agregaram demais musicalmente à obra da banda sem que ela perdesse sua identidade.

Hey Baby

Nos lembra que algumas coisas nunca mudam

Em um mundo com tantas transformações que ocorrem tão rapidamente, é importante que alguns elementos se mantenham constantes. Quem já assistiu ao clipe Settle Down, o primeiro do novo Push and Shove, certamente sorriu ao perceber que o Ska-Pop-Punk está lá como sempre e Gwen Stefani ainda parece ter 30 anos (ou menos). O álbum já chega com cara de nostalgia, trazendo – felizmente – o No Doubt de sempre.

Settle Down

Loading

ARTISTA: No Doubt
MARCADORES: Redescobertas

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.