Vitrola, minha vitrola

Saiba o que levar em conta na hora de comprar seu tocador de discos de vinil

Loading

Fotos: Andye Iore

Se os discos de vinil voltaram, nada mais óbvio do que as vitrolas voltarem também. Mas como escolher um bom tocador que atenda às suas necessidades? Existem alguns pontos importantes a serem levado em consideração na hora de comprar o seu. Por isso, dividi os modelos em duas principais categorias.

Portabilidade

Hoje em dia, não adianta nadar contra a maré, pois a palavra da vez é a portabilidade. De nada adianta comprar álbuns incríveis se não tiver como levá-los para ouvir na casa de um amigo ou da namorada, até por que a graça de comprar LP’s é justamente reunir todo mundo para curtir junto.

Até alguns anos atrás, as poucas vitrolas que eram lançadas vinham com preços muito elevados e recursos pouco úteis para um usuário comum, já que o foco eram DJs ou profissionais de som que procuravam uma experiência mais rica. Porém, algumas marcas como a Crosley perceberam a oportunidade que existia no nicho de tocadores não profissionais e criaram alguns dos modelos portáteis mais populares atualmente.

Os principais são o Crosley Spintronic e o Crosley AV Room. Nenhum dos dois modelos tem um som muito potente e, infelizmente, não possuem saída auxiliar para conectá-los em caixas de som externa, mas são ótimos para ouvir em casa e com poucos amigos. Como meus vinis são mais um hobby do que a minha maneira principal de ouvir um álbum, ambos os aparelhos são ótimos, e ouço a versão digital das músicas quando quero ouvir em um volume mais alto.

Potência do áudio

Caso a sua intenção seja realmente tornar a vitrola sua maneira oficial de ouvir música em casa, vale investir um pouco mais em um bom tocador com saída de áudio e controles mais sofisticados. Neste caso, a marca que vem se destacando é a Stanton, em especial o modelo T.92 USB.

No geral, a maioria dos tocadores deve ser o suficiente para que você ouça seus LPs da melhor maneira possível. Basta pensar em qual uso pretende fazer deles antes de comprar e aí escolher o modelo que mais se adeque às suas necessidades.

Bom proveito e se quiser dicas de bons álbuns, dê uma olhada em nossa seção de resenhas e escolha seus preferidos.

Foto por Andye Iore

Loading

MARCADORES: Compras

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.