The Last Shadow Puppets: A Dupla De Quatro Integrantes

James Ford e Owen Pallet são membros preciosos para o grupo comandado por Alex Turner e Miles Kane

Loading

É bem sabido que The Last Shadow Puppets é uma dupla, formada por Alex Turner (vocalista e guitarrista do Arctic Monkeys) e Miles Kane (ex-The Rascals e dono de uma produtiva carreira solo). Esses dois membros são o cerne do grupo, mas não exatamente ele todo. Não seria tão difícil afirmar que TLSP é na verdade um quarteto, visto que o produtor James Ford e o violinista Owen Pallett estão presentes desde a primeira obra e podem, de certa forma, ser considerados os terceiro e quarto membros da banda.

A história do “quarteto” começa também em 2008, quando a Alex e Miles uniram-se pela primeira vez para gravar seu disco de estreia, The Age Of The Understatement. De lá para cá, muita coisa mudou não só com a dupla formadora, mas também com Ford e Pallet. Se esse novo disco é em boa parte fruto das mudanças de Turner e Kane, é também das de James e Owen, mesmo que seja de forma indireta.

Em um breve passeio pelo tempo, vamos ver o que foi feito pelo quatro nesses oito anos que separam os dois lançamentos e tentar verificar o que esses acontecimentos influenciaram no resultado de Everything You’ve Come To Expect.

Alex Turner

De um jovem tímido de Sheffield, para um verdadeiro astro do Rock. Esse foi o caminho trilhado por Turner nestes oito anos que separam uma obra da outra. Passando por diversas fases de vestimenta, cabelo e atitude, Alex é hoje um artista que remete bastante ao que ficou cristalizado no imaginário popular como uma verdadeiro roqueiro, pelo menos aquele dos anos 60 e 70. Essa confiança ao se portar no palco e no estilo foram também injetadas em suas músicas, seja com os Monkeys ou ao lado de Kanes. Neste meio tempo, ele gravou Humbug, Suck It And See e AM ao lado dos macacos e o EP solo Submarine, como trilha sonora de um filme de mesmo nome.

Outra mudança importante e que parece ter um efeito direto no disco é o lugar onde Alex reside atualmente. Ao trocar Londres por Los Angeles, o músico parece ter também trocado o clima cinzento e chuvoso por um mais ensolarado e agitado em sua música – o que pode ser percebido em diversas faixas de Everything You’ve Come To Expect. Inclusive, ficanos EUA o estúdio em que foi gravada a obra (mais especificamente em Shangri La, na California).

Miles Kane

Com a mesma idade de Alex, Kane teve uma carreira bastante diferente da de seu parceiro de TLSP. Ele era o comandante da banda The Rascals, que lançou somente um disco durante sua curta vida. O grupo durou somente dois anos, o suficiente, porém, para gerar algum buzz naquela fervilhante cena inglesa do final dos anos 2000. Apenas um ano após o lançamento de The Age Of The Understatement, Miles decidiu trilhar seu próprio caminho em uma carreira solo que lhe rendeu dois discos desde então.

Colour of the Trap e Don’t Forget Who You Are marcam essa nova fase na carreira do músico e um passo a diante em relação a The Rascals. Menos juvenil e mais potente, Miles ganhou bastante maturidade ao se lançar em carreira solo – algo que inevitavelmente se demonstra também em sua parceria com Alex. A evolução dele como músico fica bastante evidente, seja quando se compara o disco da sua banda com os de sua carreira solo ou quando se coloca frente a frente seu álbum de 2013 e o novo de TLSP.

James Ford

Se você acompanha a carreira de Arctic Monkeys, o nome de Ford não lhe deve ser tão estranho. O produtor (também membro da dupla Simian Mobile Disco), que colaborou em todos os discos dos macacos, esteve desde 2008 envolvido com diversos lançamentos de sucesso, como Lungs (Florence + THe Machine), Nocturne (Little Boots), Days Are Gone (HAIM), Tough Love (Jessie Ware), Wilder Mind (Mumford & Sons), What Went Down (Foals) e How Big, How Blue, How Beautiful (Florence and the Machine), entre outros. Um currículo realmente invejável para qualquer um.

Além de ser o produtor de Everything You’ve Come To Expect, James assume as baquetas em algumas das faixas. Ford toca também órgão, piano e teclados em algumas músicas, sendo o órgão de Dracula Teeth um dos pontos mais marcantes da canção. O piano tocado por ele em Pattern também dá um charme todo especial a faixa. Por essa e por outras, podemos dizer que TLSP sem Ford seria uma banda bastante diferente.

Owen Pallett

O violinista canadense tem um trabalho sólido desde pelo menos 2005 (ano em que lançou seu primeiro álbum como Final Fantasy), mas foi somente em 2010 que assumiu seu próprio nome para estampar seus discos. Dono de uma qualidade ímpar, Heartland marcou a primeira obra de Owen como tal e não à toa foi indicado alguns prêmios especializados. Quatro anos depois, ele lançaria seu até então mais recente disco, In Conflict.

A contribuição do músico em TLSP é também algo difícil de não se notar. Responsável pelo violino e por todo o arranjo de cordas nos dois álbuns do grupo, Pallett é consegue criar nas faixas tensão (como em Aviation), um clima mais classudo (Dracula Teeth), algo sonhador (Everything You’ve Come to Expect), uma vibe “à la James Bond” (Bad Habbits). Dono de tremenda versatilidade, Owen eleva o Indie Rock do grupo um nível acima com sua expertise nas cordas.

Matt Helders

O baterista e companheiro de Turner no Arctic Monkeys não pode ser considerado um membro de TLSP, mas ele também fez sua contribuição para obra, soltando a voz nos backing vocals das faixas Everything You’ve Come to Expect, The Element of Surprise e Used to Be My Girl.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts