Antes que Drake Lance “Views from the 6”

Quarto álbum do artista chega em meio a seu momento de maior destaque na carreira

Loading

Oito meses separam as primeiras informações sobre Views from the 6 e seu lançamento, tempo suficiente para o músico firmar-se como um dos mais destacados nomes na Cultura Pop por culpa de dois dos maiores hits dos últimos meses: Hotline Bling e Work – esse último, parceria com Rihanna.

Antes que o disco chegue às lojas nesta sexta (com streaming em seu programa de rádio algumas horas antes), eis o que você precisa saber sobre o disco com esses últimos oito meses recapitulados e a consagração absoluta do músico na música mundial.

Julho/2015

Durante programação do OVOSOUND – seu espaço na rádio do serviço de streaming Apple Music -, Drake revelou em duas ocasiões faixas de artistas do seu selo, OVO, várias delas com sua participação. Era o início de um distanciamento maior de seu If You’re Reading This It’s Too Late, seu lançamento anterior, através de novidades.

Foi nessa época também que houve uma polêmica envolvendo ele e Meek Mills, que espalhou a informação de que Drake teria usado um ghostwriter para escrever suas músicas. A briga entre os dois aconteceu da forma mais propícia possível: Através de música. Pode não parecer grande coisa, mas ambos certamente aproveitaram a publicidade do caso.

Setembro/2015

Foi quando ele lançou em parceria com Future a mixtape What a Time to Be Alive com Boi-1da e Metro Boomin entre os produtores, dois nomes que estariam nos créditos de Views from the 6 meses depois.

Outubro/2015

O mês começou com a faixa Can I, parceria com uma tal de Beyoncé, algo que certamente ajudou a fazer com que o nome Drake aparecesse por todos os cantos do universo Pop. Quinze dias depois, apareceria – e seria multiplicado em GIFs, memes e referências por todos os cantos – o clipe de Hotline Bling, colocando o artista em evidência absoluta.

Fevereiro/2016

É agora que o caldo dessa história engrossa. O mês começou com o anúncio oficial de Views from the 6, um disco tão aguardado quanto especulado, principalmente por conta de quem chegou até ele pelo grande hit. A revelação veio em boa forma, pela boca do próprio artista em seu programa de rádio, acompanhada da faixa Summer Sixteen. Só faltou dizer quando o disco sairia.

Semanas depois, após Kanye West comentar sobre parceria com Drake, veio o videoclipe de Work, o maior sucesso dessa temporada, com um videoclipe duplo que mostrava a, digamos, “interação” entre Rihanna e ele. Estamos diantes de novos GIFs, memes, referências e primeiros lugares nas paradas novamente.

Março/2016

Através de uma publicação no Instagram, foi confirmado que o novo disco sairia em abril, mas sem um dia específico ser apontado, o que ajudou na construção do mito que vem a ser seu esperado e misterioso disco.

Por falar em mistério, antes que soubéssemos quais músicas estariam no disco, duas faixas surgiram na Web e levantaram essa questão, esses “serás” que rondaram o lançamento. Com eles, mais antecipação pela obra (No fim, uma delas – Controlla – foi confirmada no repertório).

Abril/2016

O mês começou com Pop Style (com ninguém menos que Kanye West e Jay-Z) e One Dance, duas músicas do disco, sendo lançadas. Em seguida, a segunda ganhou uma nova versão para acompanhar a confirmação da data de lançamento como o dia 29.

Depois de tudo isso, no momento em que ele oficializou a capa de Views from the 6, o álbum já era o lançamento mais aguardado no cenário Pop em um semestre com Rihanna e Zayn, enquanto, dentro do Rap/Hip Hop, a antecipação só é inferior a The Life of Pablo.

A história pode parecer curta, mas é muito significativa para registrar a trajetória desta fase da carreira de um artista que já conquistou muito e pode estar prestes a um status ainda maior com seu quarto álbum. O tempo – ou melhor, este fim de semana – dirá.

Loading

ARTISTA: Drake
MARCADORES: Novo álbum

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.