“Hi Custodian” – o curta-metragem do Dirty Projectors

Dirigido por David Longstreth, o filme consegue amarrar o conceito de “Swing Lo Magellan” através de belas imagens que podem parecer confusas para alguns e para outros, pura arte

Loading

Difícil comentar de maneira linear um trabalho que não foi criado para ser pensado desta maneira. Dirigido por David Longstreth, frontman da banda, Hi Custodian é o retrato visual de Swing Lo Magellan, que se consagra de vez como um dos grandes álbuns deste início de década. O curta foi produzido pela PitchforkTv em parceria com o YouTube e é uma mistura de trilha sonora primorosa, belas imagens e a banda atuando em papeis indefinidos como em um grande sonho.

O filme não parece ter a pretensão de ser lembrado como uma obra impecável, nem como o início da carreira cinematográfica de David, muito menos com qualquer outro título mais pretensioso que possa ser pensado. Simplesmente fica nítido que o frontman, e principal cabeça da banda, estava realmente envolto por todo o conceito que permeia seu último álbum e não queria parar por ali.

Tive o prazer de assistir a um show do Dirty Projectors no Pitchfork Festival desse ano e pude comprovar a importância que o projeto tem para seu líder e o quanto está envolvido com ele. Existem músicos talentosos e criativos e existem outros cuja cabeça pensa mais rápido do que o corpo pode se manifestar em qualquer forma de produção artística. David pertence a esse segundo grupo e para ele fez-se necessário ilustrar a mensagem do álbum, qualquer que seja ela, com um belo filme que para alguns não faz sentido algum e para outros é pura arte.

Mais importante do que isso, é mais uma prova do velho papo de que os tempos estão mudando na música e artistas podem expandir suas capacidades intelectuais para outras áreas que não sejam sua especialidade, facilitados ainda pela diminuição dos custos de produção e divulgação possibilitados pelo avanço da tecnologia. Coerentemente, foi escalado para o projeto o diretor de fotografia Bobby Bukowski, que, em entrevista após a exibição do curta em Nova York, disse algo que pode ser criticado por muitos: “se pessoas tem ideias, elas podem dirigir um filme e ele [David] tinha ideias realmente boas”.

No final, vale assistir à Hi Custodian como um bônus de Swing Lo Magellan, ou como aperitivo antes de ouvir o disco – ambos são projetos belíssimos e que multiplicam seu potencial quando tratados como obras complementares. O que me surpreende em ambas as obras é o fato de oferecerem ao espectador exatamente o que estiver procurando, ou seja, se quiser ver imagens ou sons bonitos por si só, pode ver o filme e ouvir o disco, ou se quiser procurar conceitos profundos e dramas psicológicos, fique à vontade também. Essa é a diferença entre um trabalho que é bom e outro que já nasce clássico.

Assista ao filme abaixo e confira o cartaz oficial em nossa galeria:

Loading

MARCADORES: Filme

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.