Tantas Coisas com Matheus Costa (Esquimós)

Guitarrista comenta bandas, shows e livros preferidos

Loading

Nós já ouvimos as músicas, agora é a hora de conhecermos um pouquinho mais sobre as pessoas por trás dos discos que tanto ouvimos. No Tantas Coisas, os artistas revelam ao Monkeybuzz detalhes de suas histórias, suas carreiras e predileções, tudo sem enrolação.

Matheus Costa (Esquimós)

(A banda gaúcha, que lançou seu disco de estreia – Âncora – em 2015, promete um próximo álbum para 2017. Seu mais recente lançamento foi o EP de duas faixas De Ponta Cabeça)

Quais as bandas que você mais ouviu na vida? “The Beatles. A pergunta está no plural, mas pra mim essa é uma resposta plural. Desde a minha infância, muito influenciado pelo meu pai, aprendi a gostar de música. Ele possuía/possui toda a coleção dos Beatles em CD, e este contato de perto com esse ‘beatlemaníaco’ me fez ser alfabetizado nessa escola, visto que, antes de adquirir um gosto ou uma opinião crítica quanto à produção musical, eu já tinha sido inundado com esse ‘conhecimento básico’. Lembro de um fato muito engraçado, que ocorria quando uma pessoa nova entrava no carro, eu voltava o CD para a primeira música, pois achava importante que todos pudessem ouvir a sequência e ter o prazer que eu tinha de escutar e cantar todas as músicas daquele álbum. Hoje, tenho uma audição plural, quase nem escuto Beatles (talvez um erro)(risos), tenho uma sede pelo novo e pelo que ainda não tem, mas, sem dúvidas, essa construção de personalidade musical desde a infância ainda influencia minhas próximas escolhasm mesmo que de uma forma inconsciente”

Qual show que você viu uma vez e, se pudesse, veria novamente todo mês? “Muitos. Em 2009, tive minha primeira experiência com um grande show, fui ver Oasis em Porto Alegre, e aquilo foi uma experiência muito além da esperada, fui apresentado pra esse mundo dos grandes e nem tão grandes shows de uma forma enérgica. Depois desse, posso citar alguns que me lembro; Paul McCartney – 2 vezes, Arctic Monkeys (Quilmes Rock), Foo Fighters (Quilmes Rock), Cage the Elephant (Quilmes Rock), Roger Waters/The Wall, Lollapalooza (Gary Clark Jr./ Alabama Shakes/The Black Keys), Queens Of The Stone Age – 2 vezes, Eric Clapton, Beady Eye, Jorge Drexler…. devo estar esquecendo de alguma coisa importante mas certamente veria todos e gostaria de ver muitos e muitos mais”

Quais os seus livros preferidos? “O termo ‘preferidos’ para mim é algo difícil de ser atingido, sempre acho difícil definir uma preferencia, pois acho que muitas vezes elas são renováveis. No geral, gosto bastante de biografias, tinha um livro que gostava na época de infância, The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio), ainda mais depois que soube que era o livro que o assassino do John Lennon tinha em suas mãos quando cometeu o crime, no mínimo intrigante. Estou lendo um livro que demorei um tempo para conseguir, A Arquitetura da Felicidade, é uma edição esgotada de um livro de Alain de Botton, em que ele reflete sobre o lugar/espaço com um viés psicológico, questionando como aspectos formais podem afetar a vida das pessoas, quais são seus vínculos emocionais, e ainda coloca em cheque o conceito de ‘belo’ perante a essas questões, acho um ponto de vista muito pertinente que gosto de transpor para outros assuntos”

Loading

ARTISTA: Esquimós
MARCADORES: Tantas Coisas

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.