Acorde: Wilco, Hüsker Dü e Iron & Wine

Equipe Monkeybuzz lista três músicas que podem mudar sua vida

Loading

Músicas que despertam qualquer ouvido para beleza, novos sons ou novas ideias, sem datas de validade. Assim é a coluna Acorde.

A cada edição, a equipe Monkeybuzz dá três dicas de faixas capazes de mudar vidas. Duvida?

Wilco – I Am Trying To Break Your Heart

Não subestime a força de uma música ao fazer todo mundo cantar. No ano passado, assisti ao primeiro e instigante show de Wilco em São Paulo e, desde então, não consegui esquecer. I Am Trying To Break Your Heart é psicodelia pura. Muitos efeitos. Guitarra e teclados revezam-se com pratos de bateria no início da canção, com efeitos e mais efeitos. Como em outras faixas do disco Yankee Hotel Foxtrot, a voz de Tweedy permanece cansada e melancólica. Esse épico com pouco menos de sete minutos se encerra com microfonias, lembrando, não à toa, uma rádio não sintonizada (YHF).

(por Ana Laura Pádua)

Hüsker Dü – Something I Learned Today

Essa pode nem ser a primeira música Emo de fato, mas sem ela – ou melhor, sem todo o disco Zen Arcade, do grupo Hüsker Dü -, pode ser que a cena do Hardcore nunca viesse a incorporar o quesito emocional (ao invés do social) em sua música. Ela mostrou aos fãs (e aos músicos) do gênero que era possível explorar assuntos mais pessoais dentro do estilo e foi a partir dai que floresceu grupos como Rites Of Spring, One Last Wish e Embrace, que transformaram tudo isso no Emo que conheceríamos nos anos 90. Tirando esse fato histórico de lado, Bob Mould e cia. souberam amarrar muito bem o peso do Hardcore com uma narrativa mais subjetiva.

(por Nik Silva)

Iron & Wine – Your Fake Name Is Good Enough for Me

Além de encerrar o belíssimo Kiss Each Other Clean, a faixa tem a função de batizar o disco com um de seus versos. Ela poderia, na verdade, acumular muitas outras funções ao longo de seus sete minutos com dois momentos bastante distintos e igualmente deslumbrantes, sendo a de impressionar o ouvinte, seja ele conhecedor do trabalho de Iron & Wine ou não, a tarefa melhor realizada.

(por André Felipe de Medeiros)

Loading

MARCADORES: Acorde

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.