Naked Girls and Aeroplanes: ponto de intersecção Folk

Membros do Sabonetes, Lemoskine e A Banda Mais Bonita da Cidade se encontram em um projeto de Folk que traz mais semelhanças do que divergências com suas bandas principais

Loading

A união desse trio pode não ser inusitada, mas o resultado certamente é. Os curitibanos Arthur Roman e Wonder Bettin, do Sabonetes, e Rodrigo Lemos, d’A Banda Mais Bonita da Cidade e Lemoskine, tem em suas bandas sonoridades aparentemente bem diferentes das que trazem para a Naked Girls and Aeroplanes, projeto que tem o Folk com principal influência. Porém, o apelo Pop que se vê em cada um dos grupos também está aqui, só que filtrado por uma roupagem serena e, em alguns momentos, caipira. Sob um olhar mais atento, é mais fácil encontrar interseções entre esses trabalhos do que divergências entre eles.

A dupla Arthur e Wonder, que é mais conhecida pela sonoridade roqueira e festiva do Sabonetes, traz a esse projeto as letras que tem um apelo Pop e até mesmo o lado mais roqueiro em algumas canções. A guitarra de Wonder assume outro papel aqui, diminuindo o ritmo e construindo belas harmonias e solos enquanto Arthur, ao lado de Lemos, dá a voz e as letras à banda.

A outra ponta do triângulo, Rodrigo, é talvez mais conhecido pelo Pop que faz na Banda Mais Bonita da Cidade, mas é em seu projeto solo, Lemoskine, que se pode ver melhor toda sua intensa e romântica poesia. Seu disco, lançado neste ano, tem um lirismo consistente, profundo e muito pessoal, que aqui se vê adaptado para uma nova língua e suavizado para se encaixar em uma nova proposta. Apesar deste disco flutuar entre diversos estilos, ele é o que mais se aproxima do resultado final do Naked Girls and Aeroplanes, por sua instrumentação acústica, em parte das faixas, e pela sua sinceridade e melancolia nas letras.

A princípio, pode parecer estranho, mas essa combinação deu certo. E o resultado dela foi o EP (que recebe o mesmo nome do projeto), que surgiu após dois anos de colaboração. Nesse tempo, o trio compunha junto e lançava as faixas na Internet. O resultado foi tão positivo que rendeu não só o pequeno disco, mas também uma série de shows.

Quase toda no formato acústico, a obra conta com arranjos delicados como logo se vê em Aileen, faixa que abre o disco. Pode se notar também a presença do Folk e Country norte-americanos do começo da década de 50 em faixas como Around the Sun e All about. Se lembra da vibe divertida do Sabonetes ou até mesmo das peculiaridades d’A Banda Mais Bonita Cidade? Ela pode ser vista aqui na faixa K.A.C.C. (Rough love)com sua aura apaixonada e quase boba, que potencializada pela estética Lo-Fi e pelos metais que entram no meio da canção.

É diferente de seus trabalhos principais, mas nem tanto assim, e isso é o que torna este projeto tão legal. Ele pode ser interessante para fãs de cada uma das bandas e até mesmo para quem gosta da estética Folk.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts