Hotéis, Aeroportos e Músicas do Fundo da Alma

“Amor Sem Escalas”, ou”Up in the Air” no original, tem trilha que aquece seus cenários frios e plásticos com a presença de ótimas canções de pegada Folk

Loading

Uma das traduções mais infames feitas pelas distribuidoras cinematográficas brasileiras nos últimos tempos foi a escolha de batizar Up in the Air (2009) como Amor Sem Escalas. A primeira impressão é a de que estaremos diante de uma comediazinha romântica bobinha, daquelas que Hollywood faz aos montes. Além disso, se tem uma coisa que o filme não mostra é algum tipo de amor em voo direto, já que ele aparece justamente após as tantas paradas que o protagonista faz.

Nem me refiro aos locais por onde o personagem de George Clooney viaja, mas às pessoas que ele encontra e que o levam a questionar o papel que as relações humanas tem em sua vida. Ou seja, o “Amor” do título em português poderia se referir ao termo em seu sentido mais amplo, não à vibe romântica à qual ele tenta (por razões comerciais) remeter.

Em meio aos cenários plásticos de hotéis e aeroportos com cores frias, a música entra como uma adição de vida à produção. Ela é praticamente uma personagem que acompanha Ryan Bingham (Clooney) por toda a trama.

O diretor Jason Reitman diz ter feito uma playlist com músicas que ele achava que teriam a ver com o filme e trabalhou desde o início enquanto a ouvia – um processo parecido com o envolvimento que ele fez a música ter com Juno.

Para dar conta de temas tão orgânicos, os sons escolhidos vão do Soul ao Folk, se concentrando principalmente nesse último.

Sad Brad Smith – Help Yourself

Ao lado de nomes como Crosby, Stills, Nash & Young e Elliot Smith, salta à vista a figura de Dan Auerbach, metade da dupla The Black Keys, aqui com cordas calminhas e uma interpretação tranquila, mas cheia de alma. Vale dizer também que as faixas instrumentais na trilha, principalmente as feitas por Charles Atlas, são muito agradáveis e cabem muito bem fora do contexto do filme – algo que nem sempre acontece.

Fica a dica de um excelente filme com uma história que resume muito do modo de vida deste início de século e, melhor ainda, que é acompanhado por músicas tão orgânicas quanto os temas tratados na produção.

Dan Auerbach – Goin’ Home

Elliot Smith – Angel in the Snow

Charles Atlas – Genova

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.