Games e Música: Um Play, Dois Vícios

Você pode não saber, mas alguns jogos podem ter trilhas sonoras parecidíssimas com suas playlists e muitos gamers encontraram suas bandas favoritas enquanto jogavam

Loading

Todo mundo, exceto mães e algumas namoradas, sabe que jogar videogame só traz benefícios. Melhorias na visão e coordenação motora, além de aprimorar a habilidade de tomar decisões com urgência são apenas algumas das vantagens que os gamers tem em relação aos amiguinhos que se concentram nas atividades fora do sofá ou mesa do computador.

Porém, outro proveito que os jogos nos trazem é a possibilidade de descobrirmos novas bandas enquanto exploramos as realidades paralelas e interativas das telas. Sim, a indústria de games sabe que boas trilhas influenciam diretamente a experiência de jogo e investe em músicas muito boas, que podemos depois procurar para deixar tocando durante o pause para pedirmos a pizza.

E as boas bandas não estão apenas em jogos como Guitar Hero, mas participam ativamente das coletâneas que acompanham as fases e partidas. Veja alguns títulos que capricharam no line up e deram de presente uma ótima experiência musical para os gamers.

Tony Hawk

A mais famosa série de jogos de skate, iniciada em 1999, possui uma célebre trilha que possibilita um verdadeiro mergulho no mundo dos skatistas e da cultura urbana cheia de guitarras de atitude e baterias frenéticas com a herança que Punk e Hardcore deixaram para a música Pop, sempre acompanhando as bandas de Rock que estão em evidência no momento. Sonic Youth, Dead Kennedys, Papa Roach, The Cure, Rage Against the Machine, Metallica, Red Hot Chili Peppers, My Chemical Romance, Bad Religion, Alien Ant Farm, Mogwai e Joy Division são alguns dos nomes que já apareceram em alguns dos catorze títulos da série e foram responsáveis por abrir os ouvidos de muita gente para a música durante a adolescência.

Dead Kennedys – Police Trucks

FIFA

A expressão “músicas de estádio” ganha um novo significado com os hits que ilustram os jogos de futebol da EA Games. A série se desmembrou em várias ramificações (World Cup, Street, Manager…) e muitos de seus lançamentos foram os responsáveis a popularizar faixas excelentes com o grande público e dar uma vida extra a sucessos que mereciam um bonus round. A lista de bandas é imensa, mas esta pequena seleção já vai te mostrar o nível dos craques da trilha: The Strokes, Major Lazer, Kasabian, Bloc Party, Band of Horses, deadmou5, The Black Keys, Travis, Gorillaz, !!!, Passion Pit, Cut Copy, Asian Dub Foundation, Massive Attack, Muse, Seu Jorge e até Tulipa Ruiz – só para citar alguns. Goleada, hein?

Blur – Song 2

Grand Theft Auto (GTA)

Confesso: GTA pra mim sempre serviu para eu brincar de fugir da polícia (meu objetivo sempre era atingir as cinco estrelas, nunca concluir as campanhas). Até tentei algumas missões, mas percebi que o que eu mais curtia era roubar um carro e sair dirigindo pela cidade mudando as estações de rádio. Pois é, a série te dá opções muito variadas do que ouvir dentro do jogo para você encontrar a trilha perfeita para a você dar o tom que quiser à ação. E, olha, admito também que não há nada melhor no mundo dos games do que derrubar um helicóptero da polícia ao som de Kavinsky, James Brown, Rage Against the Machine, LCD Soundsystem, Bob Marley, Kanye West, Debbie Harry (Blondie), New Order, Judas Priest, Justice, Miike Snow, The Smashing Pumpkins, Queen e até Fela Kuti ou Philip Glass. Tão bom que quase nos distrai do jogo em si.

The Who – The Seeker

The Sims

Seja uma balada super descolada, um barzinho roqueiro ou uma casa de horrores com fogo por todos os lados (e uma piscina sem escada) para seus sims, a série de simulação de pessoas dá mais opções do que precisaríamos para ambientar perfeitamente qualquer uma dessas situações (ou qualquer outra que você tiver em mente), com um divertido diferencial: Todas as bandas que participam da trilha regravam suas músicas em simlish, a fictícia língua oficial do jogo. Entre as estações de rádio, você vai encontrar nomes como The Flaming Lips, OK Go, CSS, Datarock, Manchester Orchestra, Lily Allen, Depeche Mode, Cut Copy, Hot Chip, Ladytron, Janelle Monáe, My Chemical Romance e Kimbra, e tentar cantar junto sempre faz parte da diversão.

Forza Horizon

Para quem curte jogos com carrões, a dica é este título para o Xbox 360. No mesmo molde de assim como nos outros jogos mostrados aqui, a seleção das músicas se faz por estações de rádio dentro do game e vale a pena experimentar o jogo só pela trilha. Duvida? Então olha quem dá a cara por aqui: Arctic Monkeys, Madeon, Rusko, Santigold, The Black Keys, Willy Moon, The Maccabees, Passion Pit, LCD Soundsystem, Howler, Foster the People, Friendly Fires, Phoenix e são alguns deles, além de remixes feitos por Skrillex. É, vale a pena.

New Order – Blue Monday

Angry Birds

Um dos melhores jogos do mundo tem uma das músicas mais grudentas de toda a história como tema, uma melodia que gruda na cabeça de qualquer um e, por mais que você ame os passarinhos raivosos, não dá pra aguentar aquela trilha. Mas, para compensar, a versão feita pelo guitarrista Slash para a abertura de Angry Birds Space compensa os anos de tortura que passamos ouvindo a musiquinha. Será que a iniciativa vai abrir portas para o roqueiro e ex-Guns’n’Roses ser mais conhecido pelas novas gerações?

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.