Dez Motivos para Você Ouvir Hoje o Segundo Disco do Blur

Redescubra “Modern Life is Rubbish”, álbum que mudou a carreira da banda e influenciou toda uma época há 20 anos

Loading

Se você está na pegada de ouvir discos antigos, chegou a hora de conhecer Modern Life is Rubbish, o segundo álbum da banda britânica Blur. Revisitar a carreira de uma grande banda é sempre uma boa ideia, mas, neste caso, motivos pra isso não faltam. Veja dez deles.

1. Precussor do Britpop

As opiniões são diversas, mas muitos afirmam que o Britpop começou ali, quando Blur lançou Modern Life is Rubbish. Existe todo um clima muito britânico no disco, um estilo que começou a dominar a região naquela época reunindo referências do que seus ancestrais tinham de melhor, do Rock dos anos 60 ao Punk. O próprio título, aliás, tem toda uma pose Punk e a palavra “Rubbish” (“lixo”) é típica da Inglaterra, revelando de cara a origem da obra – como Sex Pistols fez com seu Nevermind the Bollocks.

2. Diferenças do álbum anterior

Leisure (1991) foi uma dessas estreias de bandas que as colocam no mapa de uma só vez, fora do seu país e ainda mais dentro, onde recebeu disco de ouro e chegou ao sétimo lugar das paradas. Foi preciso ter coragem para mexer em um time que estava ganhando tanto assim. Mas, ao invés de jogar seguro, Damon Albarn e seus amigos se aventuraram pelo terreno do “desconhecido” – uma atitude que foi chamada de “suicídio artístico” pelo dono da gravadora.

3. A “atitude Blur”

Observar essa metamorfose estética ajuda a compreender o comportamento mutante da banda ao longo dos anos. Por mais que Parklife (1994) apresente uma evolução natural do estilo de Modern Life is Rubbish, álbum homônimo de 1997 veio muito mais Indie Rock e 13 (1999), mais experimental e eletrônico, por exemplo. Não adianta, Blur é o tipo de grupo que nasceu para se transformar com o tempo e parte de sua identidade reside nessa característica.

4. Destaque na História do Rock

Este argumento já seria o suficiente para fazer muita gente ir atrás dele: Por menos sucesso de vendas que ele tenha atingido na época, o álbum é frequentemente lembrado com um dos pontos altos da primeira metade da década de 1990. Inclusive, muitas publicações já o listaram como um dos melhores não só do período, mas de toda a história – a NME, por exemplo, o colocou em 6º lugar.

5. Capa

Você que achava que esse apelo vintage era algo muito de hoje, veja como há duas décadas ele já era utilizado. A imagem, certamente considerada com apelo futurista na metade do século 20, época em que ela foi feita, ganha uma bela ironia e ótima adequação ao tema do álbum.

Blur – Modern Life is Rubbish

6. For Tomorrow

7. Chemical World

8. O clipe de Sunday Sunday

9. Boatos da vinda ao Brasil

Ninguém sabe se é verdade mesmo, mas os rumores rondando a Internet é que a banda venha ao país no fim do segundo semestre, talvez como atração de algum festival. Se isso acontecer, não há tantas chances de alguma das faixas deste disco ser tocada, mas você já vai estar mais no clima de curtir o grupo ao vivo.

10. Seu aniversário de 20 anos

Como se não bastasse tudo isso, Blur comemora hoje as duas décadas do lançamento de Modern Life is Rubbish. Fã ou não, vale a pena você celebrar com uma audição.

Loading

ARTISTA: Blur
MARCADORES: Redescobertas

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.