O Pop Nada Clichê de AlunaGeorge

Aluna Francis e George Reid produzem dentro do Pop algo que foge dos padrões do estilo e que torna sua música tão única e atrativa

Loading

Formada pelo produtor George Reid e pela cantora Aluna Francis há pouco mais de dois anos, a dupla ainda está cada vez mais se firmando no novo cenário Pop, o que possibilitou, mesmo com relativamente pouco tempo de existência, figurar na BBC Sound of 2013, lista que elegeu as maiores apostas musicais para este ano, segundo a rede BBC. Mas além deste, há outros tantos fatores que tornam a audição do som de AlunaGeorge tão diferentes e interessante. Aí vão alguns deles:

Não é só mais uma Hype

Um dos grandes desafios e, mais do que isso, uma das mais importantes tarefas enfrentadas por novos artistas é se provar mais que uma simples hype, justificando que todo o falatório em volta de uma faixa, single ou até um disco não é à toa. A esse ponto da carreira do duo, já podemos dizer que ele (o hype) está mais do que justificada e o buzz só tende a aumentar, pois single após single, Francis e Reid conseguem imprimir uma qualidade incrível à sua música, deixando claro que há grande solidez em suas fundações musicais.

Não à toa, desde 2011, o duo vem emplacando seus hits Pop, porém permeando não só os ouvintes treinados para sons radiofônicos, como também os que exigem algo a mais para o som das rádios, algo que se destaque deste cenário. As produções assinadas pela dupla, não só preenchem esses requisitos, como conseguem suprir a avidez do público pela renovação desta sonoridade há muito marcada pelo marasmo e pela mesmice.

AlunaGeorge – Put Up Your Hands

AlunaGeorge – Just A Touch

É R&B, Hip-Hop, Trip-Hop, Dream Pop, mas, sobretudo é Pop

Mais um dos motivos por a dupla chamar a atenção do público é conseguir fazer essa mistura de tantos gêneros (há até quem coloque UK Garage, Post-Dubstep e Electropop nela) sem que haja perda de acessibilidade ou até mesmo de personalidade. Por mais que haja tantos estilos convivendo nas faixas do duo, é a essência Pop que as conduz – e vem daí essa grande permeabilidade entre diversos públicos.

Outro ponto importante para isso acontecer é sair dos padrões do gênero. Pode parecer estranho, mas é exatamente isso que acontece por aqui. Quebrar a estética chiclete e altamente quadrática do estilo é um dos grandes méritos das faixas de AlunaGeorge. Fazer tudo isso e ainda manter a dançabilidade, a vibe extremamente divertida e a simpatia às pistas é algo muito raro – e atingido com louvor pelo duo.

AlunaGeorge – We Are Chosen

AlunaGeorge – It Feels So Good

Clipes

Se apropriando das novas tecnologias e das facilidades que ela gera para a divulgação de seu trabalho, a dupla sabe explorar muito bem o aspecto audiovisual de sua obra. Seus clipes sempre trazem algo de interessante e que, mais uma vez, foge do comum nas produções Pop atuais. Cada vídeo, além do papel de ilustrar uma música, consegue agregar a ela mais personalidade.

Até agora foram lançados somente três deles, mas todos com de qualidade indiscutível. Se o primeiro deles, You Know You Like It, trazia algo mais simples, mostrando uma moça dançando em uma sobreposição de imagens dela mesma, os seguintes, Your Drums, Your Love e Attracting Flies, seriam uma espécie de mini-narrativa – sendo o segundo deles uma ousada tentativa de reconstruir fábulas de forma luxuriosa.

Transportar suas faixas aos palcos

Outra grande dificuldade para muitos músicos é transportar o que é ouvido em estúdio às apresentações ao vivo – esse desafio se acentua ainda mais quando as produções são feitas quase que exclusivamente de maneira digital. Se para Aluna nada muda muito, para George colocar em prática no palco tudo o que faz em suas gravações já é uma outra história. Ao vivo, a dupla incorpora baixo e bateria, assumindo um formato menos digital e com mais cara de banda, propriamente dita. Sem quase nenhuma perda (e com alguns acréscimos), suas faixas ganham mais força, além de podermos ver a moça soltando o gogó (com certeza um atrativo a mais nos shows do duo).

Como se esses não fossem motivos suficientes para ouvir as produções do duo, seu primeiro disco, Body Music está previsto para sair na primeira quinzena de julho.

Loading

ARTISTA: AlunaGeorge

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts