Leituras da Semana: Nevilton, Daft Punk, The Knife e mais

Semanalmente, filtramos os melhores textos nacionais e internacionais sobre música que encontramos na rede, a fim de enriquecer ainda mais a bagagem do nosso leitor sobre seus temas favoritos

Loading

Você também pode acompanhar as leituras da semana através de nossa Readlist. Ela compila os artigos e permite que você os leia em formato de e-book no seu smartphone, tablet ou até mesmo no Kindle.

Brasileiros

Analógico vs. Digital por Luciano Kurban no Update Or Die

Junto com a febre dos vinis, alguns começaram a dizer que gostam do formato pela qualidade do som. Será que isso faz algum sentido?

“A verdade é que quem gosta de tecnologia ultrapassada é amador. Quem ralou profissionalmente na era pré-digital, pensa diferente.”

Por que a indústria fonográfica vai muito bem (e por que não acreditar nas notícias) por André Forastieri no R7

A indústria fonográfica pode não estar indo tão mal quanto parece.

“Não é exatamente ninguém comprando. Considerando que os americanos têm conexões bem melhores que as nossas, e poderiam baixar tudo na pirataria, a venda de música digital é enorme. E esses valores não incluem a receita que as gravadoras conseguem de empresas, é só a venda direta ao consumidor. Com mais desses serviços legalizados ganhando o consumidor – coisas como Rdio etc. – mais fontes de receita vão se somando.”

Palma Violets ao vivo em Nova York por Marcelo Costa no Scream & Yell

Palma Violets ficou conhecido nesse ano mais pelo hype do que pela música, já que seu disco de estreia não era lá grande coisa. Porém, seu show parece ser bem diferente e é isso que conta Marcelo Costa.

“Se alguém me contasse, afundado no ceticismo de meus 40 anos, eu duvidaria, mas o que o Palma Violets fez numa noite de quinta-feira primaveril no Brooklyn, em Nova York, foi uma apresentação memorável que condensava alguns dos melhores momentos do (punk) rock sujo e mal tocado britânico das quatro últimas décadas.”

Entrevista: Nevilton por Rodrigo Guidi no Scream & Yell

A banda Nevilton lançou seu segundo disco, Sacode nesse ano e foi entrevistada pelo Scream & Yell.

” (…) Preconceito musical pode ser um tiro no pé. Os gostos também podem mudar. Sempre pensamos na beleza, em algo que agrade. Então sempre tentamos explorar desde coisas como influência do cancioneiro brasileiro, como Fagner, Belchior, até Titãs, como “Cabeça Dinossauro”, que é uma coisa mais despojada, brincalhona.”

Internacionais

How to…run a festival and not go bust na Fact

2012 foi um grande ano para os festivais no Brasil. 2013 teve suas baixas com o cancelamento do Sónar SP, mas parece estar se reerguendo com o bom Lollapalooza que tivemos e com a confirmação de uma nova edição do Planeta Terra. Portanto, que tal aprender com grandes nomes estrangeiros algumas dicas sobre como planejar seu próprio evento?

“As festivals continue to breed and diversify, finding a place in the market has become an increasingly daunting task. These days, festivals take place on local fields and foreign beaches, in city centres and converted castles. A few run over an afternoon, others last many days. Some organisers opt for a plunderbund of big-name acts; some, by accident or design, stick to lesser-known artists. In short, there’s a more choice than ever, and with more variables come more risks.”

The Noisey Guide to French Rap por Lawrence Burney em Noisey

Conheça um pouco sobre Rap francês.

“In America, we don’t really pay too much attention to French rap. The reasons for this are obvious; we’re here, rap originated here, and we already have millions of people putting out sucky music on Soundlcoud (in English!) every three minutes. So, naturally, focusing on non-American rappers (except Canadian and new Big Tymers member Drake) is kind of a task.”

’Everything Is Choreography’: The Knife Interviewed por Alex Macpherson no The Quietus

Entrevista com o excêntrico duo The Knife, que lançou nesse ano seu ótimo Shaking The Habitual.

“You could make it simple: if you took all the performers, put them on stage, and filled the room with a lot of people, and then say: Entertain everybody! Everybody has to feel joy or happiness in their body when they leave! That would be a very hard task…”

Cover Story: Daft Punk por Ryan Dombal no Pitchfork

Há tempos não se ouvia um artigo fazer tanto barulho e tornar-se notícia como foi essa Cover Story do Pitchfork. Nada mais justo, já que os entrevistados eram os robôs mais falados do momento, a dupla Daft Punk, que acaba de lançar Random Access Memories.

“The Beach Boys’ “Wouldn’t It Be Nice”. That song always makes me extremely happy, and it’s just longingly beautiful and sad in a lot of ways, too. On the complete opposite side of the spectrum, there’s the Velvet Underground’s “Heroin”, which is really interesting to me because it’s not directly pro or against heroin use– I’m against it personally.”

Brooklyn, the Remix: A Hip-Hop Tour por Ben Adler em The New York Times

Um panorama do New York Times sobre o Brooklyn, regiõa antes conhecida por seus rappers como Notorious B.I.G. e hoje conhecida como a meca dos hipsters, cheia de lojas de comida orgânica e cupcakes.

“The Beach Boys’ “Wouldn’t It Be Nice”. That song always makes me extremely happy, and it’s just longingly beautiful and sad in a lot of ways, too. On the complete opposite side of the spectrum, there’s the Velvet Underground’s “Heroin”, which is really interesting to me because it’s not directly pro or against heroin use– I’m against it personally.”

Loading

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.