Joanna Newsom Para Leigos

Algumas dicas para você absorver mais facilmente a musicalidade única e um pouco excêntrica da musicista

Loading

Você já deve ter se visto em uma situação em que pretende começar determinado artistas, mas não muito bem por onde começar. Se Joanna Newsom está na sua lista, vamos apresentar algumas dicas para você conseguir absorver mais facilmente e perder alguns preconceitos com a música da harpista.

Se desapegue das suas pré-concepções sobre Música Folk

Apesar de ter um grande senso campestre, a música feita por Joanna Newsom não segue a simplicidade geralmente tida como uma dos principais características do estilo. A moça segue por caminhos quase eruditos dentro das bases do Folk, trazendo até mesmo, em alguns de seus álbuns, uma orquestra para acompanhar sua harpa e sua voz, em suas belas composições.

Ouça a narrativa por trás das faixas

Grande parte das canções de Joanna se utiliza de sua longa duração para contar ao ouvinte histórias de forma muito poética e cheia de alegorias. Por mais que seja difícil acompanhar seu desenrolar sem a ajuda das letras em mãos, ao prestar atenção você vai ver se desenrolar belíssimas narrativas aos seus olhos.

Se acostume com músicas longas

A beleza das faixas da moça está nas construções, tanto as líricas como as instrumentais, e isso requer tempo para que seja implementado com sucesso. Não espere aqui faixas com grande teor Pop (por mais que sua absorção seja muito fácil) com seus três minutos e pouco e sim músicas que ultrapassam isso (às vezes chegando à marca dos 16 minutos) e se constroem calma e lindamente.

Aprenda a lidar com o diferente

Nenhum de seus três discos, The Milk-Eyed Mender (2004), Ys (2006), Have One on Me (2010), é que possamos considerar “normais”. Cheios de idiossincrasias e particularidades líricas, eles ainda são praticamente conduzidos por uma harpa (o que é muito raro, mesmo para a música feita de maneira alternativa ao mainstream) e uma voz com muita personalidade contando histórias sobre feijões, macacos, ursos e outras alegorias; ou seja: nada de muito convencional – porém de grande qualidade.

Joanna Newsom estará no Pitchfork Music Festival 2013, com cobertura do Monkeybuzz. Acesse nossa página especial e fique por dentro de tudo que acontece no festival.

Loading

ARTISTA: Joanna Newsom
MARCADORES: Redescobertas

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts