International Cassette Store Day: Toda a Atenção Voltada às Fitas Cassetes

Da mesma maneira que o Record Store Day divulga o vinil, esse evento pretende trazer as fitinhas de volta ao gosto popular

Loading

A nostalgia cada vez mais tem tomado conta não só das tendências de produção musical, mas também dos meios de distribuí-la. Tanto isso é verdade que as vendas mundiais de vinil no primeiro semestre subiram em 33,5% em relação ao mesmo período de 2012, atingindo seu maior faturamento em um período de 15 anos.

Outro lugar onde vemos essa onda crescendo é no Record Store Day, que mais uma vez bateu recordes de vendas e de adesão por parte de artistas em lançar singles e EPs exclusivos ou em relançar discos inteiros nesta data comemorativa. Apesar de o movimento ainda ser bem tímido nas lojas brasileiras, nos próximos anos tudo isso pode mudar.

Mas não estou aqui pra falar do vinil e sim das nossas queridas fitas cassetes, que também vão ganhar uma data como Record Store Day em 2013. Isso mesmo. A International Cassette Store Day acontecerá em 7 de setembro, em lojas espalhadas por Londres, Los Angeles, Nova Iorque e Tóquio – é por enquanto nada do Brasil estar nessa lista, mas acho que não demora muito para esta moda pegar e vir paras nas lojas tupiniquins também.

O mais interessante sobre este movimento é que algumas grandes gravadoras independentes já aderiram à data. Transgressive, Bella Union, Domino, 4AD, Polydor e Wichita Recordings vão relançar álbuns de At The Drive-In, Pulled Apart By Horses, The Flaming Lips, The Pastels, Efterklang, Haim e Deerhunter, além de novos lançamentos de Los Campesinos! e Fuck Up direto em cassete (você pode acompanhar a lista completa aqui) . É claro que além das vendas, nesses locais haverá também bandas e DJs tocando, assim como o evento que dos vinis faz todos os anos.

Pois é, depois de, no ano passado, completar 50 anos, nossa querida e enxuta fitinha magnética promete voltar com tudo, tentando reconquistar sua antiga popularidade e ao lado do vinil, é claro, brigar com CD pelo posto de formato predileto de se colecionar música. Isso nos mostra que de fato essas mídias “antigas” não perderam sua força como objetos colecionáveis e de preferência do público na hora de se adquirir música em formato físico. Afinal, por mais prático que o formato digital possa ser na hora de transportar e manejar suas músicas, você não consegue expor sua coleção ou ter o fetiche de manusea-lo.

Infelizmente, neste ano, ainda não veremos International Cassette Store Day por aqui, mas quem sabe no ano que vem algumas gravadoras nacionais também decidem investir no formato e trazer também a celebração nostálgica às fitas cassetes para o nosso país.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts