Sam Smith: de Coadjuvante ao Estrelato

Cantor inglês, que ficou famoso pelos vocais em “Latch”, começa a se destacar por suas próprias produções e não só pelas suas participações em outras obras

Loading

Por mais que o nome Sam Smith tenha ganhado evidência na cena Pop somente no fim do ano passado, quando participou de Latch, um dos principais hits da dupla Disclosure, o cantor já estava no meio musical desde 2008. Se desde aquela época ele já mostrava que sabia soltar (e muito bem) sua voz, a produção e caminho escolhido para suas músicas não o fazia se destacar em nada de outros tantos novos cantores ingleses do fim dos anos 2000.

Ainda que sempre estivesse inserido no Pop, Sam buscava inspirações em no som das falecidas boy bands e um clima juvenil pasteurizado que facilmente se desgasta. Nesta época, lançou Time Won’t Wait, disco que parece ter desaparecido das profundezas de Internet. Não sei se felizmente ou infelizmente, alguns clipes ainda podem ser encontrados para mostrar o quão diferente Sam era – mas tudo bem, o garoto tinha apenas 16 anos.

Nem preciso dizer que essa pegada jovial de Sam não deu certo, não é? Reinventado e mais maduro, o músico foi redescoberto por alguns e descoberto por muitos exatamente com Latch, single que no fim de 2012 colocou não só o os irmãos Lawrence no radar de muita gente, mas também o portador da voz que cantava em cima das batidas de UK Garage da dupla.

Aproveitando a boa maré, Smith não tardou em colocar uma produção sua na rede. Lay Me Down saiu logo no começo deste ano e apesar de repetir a parceria com o Disclosure, a faixa dá mais ênfase a performance e a voz do cantor do que as próprias batidas. Desacelerando os BPMs e agrupando um piano, a canção é uma daquelas baladonas sentimentais bem típicas do Pop, sendo acompanhada, é claro, por um vozeirão.

Mais uma vez soltando sua voz em uma faixa de um emergente produtor, Sam participou da ótima La La La, do Naughty Boy. Lançado há pouco mais de quatro meses, o single atingiu boas colocações nas paradas e estará presente no primeiro registro do DJ. Além disso, foi outra oportunidade para Sam se mostrar com um ótimo interprete.

A mais recente faixa de Smith é Safe With Me, lançada há quase duas semanas e que mantém a constância na obra do cantor em apresentar boas faixas voltadas ao Pop. Ainda sem data prevista, Sam Smith deve lançar um EP ainda neste ano, com faixas que já anda apresentando em seus shows. Assim, como não há uma data confirmada, não há também uma tracklist definida. A única certeza é um trabalho com grande potencial Pop de um músico que tem tudo para se tornar um dos grandes nomes do gênero daqui a alguns anos.

Com um pequeno bônus aí vão algumas novidades que Sam está soltando em alguns de seus shows mais recentes e que graças a alguns fãs chegaram a Internet com uma qualidade razoável.

Loading

ARTISTA: Sam Smith
MARCADORES: Conheça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts