Kendrick Lamar e A Nova Guerra no Hip-Hop em 546 palavras

Analisamos o trecho do rapper na nova faixa de Big Sean que está dando o que falar, pois declara guerra a grandes nomes do gênero, famoso por tirar seus ouvintes de sua zona de conforto

Loading

Não é de hoje que Kendrick Lamar vem se estabelecendo como um dos grandes novos nomes do Hip-Hop atual. Ele consegue mesclar versos densos, precisos, sinceros e cheios de referências claras à cultura Pop, com melodias impressionantemente gostosas de se ouvir, conseguindo atrair um público enorme, sem comprometer a qualidade de seu Rap.

Nessa semana, o rappper Big Sean disponibilizou a faixa Control (HOF), que não estará presente em seu disco, por causa de alguns samples que foram usados. Apesar da faixa ser de Big Sean, a estrela da vez foi Kendrick Lamar, que entra na metade da música com alguns de seus versos mais agressivos já feitos.

Nele, Kendrick exalta sua importância no Hip-Hop, com trechos como “I’m important like the pope”, “I’m the king of New York/ King of the Coast”, e cutuca sem enrolações nomes como “Jermaine Cole, Big KRIT, Wale / Pusha T, Meek Millz, A$AP Rocky, Drake / Big Sean, Jay Electron’, Tyler, Mac Miller”, lembrando-os, que apesar de serem amigos e colaborarem frequentemente juntos, eles são seus concorrentes e que ele não terá dó de nenhum deles, inclusive parafraseando o próprio, dizendo que ele nivelou a competição por cima, então quem tentar alcançá-lo, estará cometendo suicídio. Essas batalhas costumavam ser mais comuns no gênero, mas há algum tempo e com todas as parcerias atuais e dinheiro envolvido, parece que está todo mundo acomodado e satisfeito com tudo, o que vai contra as raízes do estilo.

“I’m usually homeboys with the same niggas I’m rhymin’ with/ But this is hip hop and them niggas should know what time it is/ And that goes for Jermaine Cole, Big KRIT, Wale Pusha T, Meek Millz, A$AP Rocky, Drake/ Big Sean, Jay Electron’, Tyler, Mac Miller/ I got love for you all but I’m tryna murder you niggas.”

O que deixa o trecho de 546 palavras ainda mais impressionante é o quanto Kendrick domina a técnica. Consegue encaixar críticas ao próprio Hip-Hop, inúmeras referências à cultura Pop como Decepticons (Transformers), Paul Mcartney, Beatles, Elvis, Marley, Lindsay Lohan, Barbie, entre outros. Para maiores conhecedores do Hip-Hop, é possível perceber ainda mais esse domínio da técnica, ao fazer referência a outros raps clássicos.

Alguns podem até achar boba toda essa discussão por uma música, mas o que alimenta tudo isso, é por ser o Hip-Hop, um estilo que costuma tirar todos de sua zona de conforto e como bem lembrou o Consequence of Sound, cutucou a ferida num momento em que Jay-Z está mais preocupado com seu empério empresarial, Tyler The Creator foi contratado pela MTV e a maior polêmica que A$AP Rocky se envolveu foi não ter pago uma garrafa de champagne que bebeu. Toda essa temática baladas/carros/mulheres/dinheiro parece ser muito infantil para ele e assistindo à repercussão da faixa, para os ouvintes também.

O restante da faixa é bem normal, as partes de Big Sean e a de Jay Electronica, que também participam da música não se destacam e são completamente engolidos pela cara-de-pau/coragem de Kendrick falando o que está engasgado na garganta de muitos e ainda citando nomes, sem se esconder em momento algum. A faixa é um Rap nada comercial, nada feito para tocar nas rádios, até por isso pode ser que tenha ficado de fora do álbum de Sean, mas também é por isso que deixou os fãs tão empolgados, é palavra atrás de palavra, verso atrás de verso, mal sobrando tempo para um respiro entre um trecho e outro, como é difícil encontrarmos no gênero atualmente.

A letra da música é a mais vista do momento no Rap Genius, está dando o que falar no Twitter e o trecho de Kendrick está dando a mesma repercussão e sendo considerado um dos grandes versos do Hip-Hop desde Monster do Kanye West, com participação de Nicki Minaj, além da resposta dos rappers envolvidos.

good kid, m.A.A.d city foi um dos grandes álbuns do ano passado e para mim, o maior lançamento recente do Hip-Hop. Essa participação na faixa de Big Sean, que além de tudo é muito boa de ouvir, chegando a nos tirar o fôlego com a maneira agressiva que Kendrick usa sua voz, foi só mais uma prova de que ele está aí para tornar o Hip-Hop mais interessante para quem já estava curtindo e finalmente interessante para quem estava desinteressado.

Loading

MARCADORES: Nova faixa

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.