Franz Ferdinand: uma filmografia cinematográfica

Reveja a carreira do quarteto de Glasgow por seus ótimos vídeos, que revista desde os clássicos do cinema Noir até a propaganda nazista da década de 40

Loading

Eu não sei vocês, mas foi só em 2004 que descobri uma das bandas mais legais dos últimos dez anos e o mais curioso é que conheci esse quarteto escocês através de um clipe. Sim, estou falando do Franz Ferdinand e seu vídeo para Take Me Out, um dos primeiros singles que precederam seu primeiro álbum autointitulado lançado naquele mesmo ano.

Sei (agora) que o divertido vídeo para Darts Of Pleasure foi o primeiro single da banda a ganhar às telinhas, esse lançado em 2003, mas ele não chegou nem aos pés da repercussão alcançada por Take Me Out e seu visual Dadaista que misturava cenas da banda e algumas animações 2D – e você vai perceber que essa estética vintage e referências cabeçudas continuam presentes até hoje nas produções audiovisuais do quarteto.

Seguindo esse mesmo esquema animação/imagens reais, This Fire foi outro clipe que ganhou caiu no gosto do público e sem dúvidas foi um dos grandes responsáveis por popularizar a banda após o lançamento do primeiro álbum. Com um visual que trazia referências à propaganda de guerra alemã dos anos 40, esse era um prenuncio que a banda, ao contrario do Füher, iria dominar o mundo com sua música.

Se as animações seriam deixadas de lado por ora, as referências artísticas não e Do You Want To, primeiro single de You Could Have It So Much Better, segundo álbum do quarteto de Glasgow, se passaria em uma galeria de arte, acompanhado perfeitamente as ironias da letra de Alex Kapranos. Você pode pinçar diversas referências nos quadros, manequins, bonecos, danças e outras manifestações presentes no vídeo.

Continuando a promoção daquele disco lançado em 2005, o grupo produziu um ótimo clipe para Walk Away. A faixa vira trilha sonora para um vídeo permeado pela estética Noir, com direito a perseguições de carro, muitos closes e sombras e, é claro, aquela grande tensão no ar, uma ótima releitura dos clássicos do cinema francês dos anos 40 e 50.

Alimentando a divulgação de seu terceiro álbum, Tonight: Franz Ferdinand (2009), o grupo lançou um ótimo vídeo para No You Girls, talvez um dos mais icônicos ao lado de Take Me Out. Cheio de coreografias, efeitos de iluminação e câmera, este é um dos clipes mais divertidos desta fase do grupo.

Se Right Thoughts, Right Words, Right Action, quarto e recém-lançado álbum do Franz Ferdinand, apresenta uma volta aos primórdios da banda. Não é só a sonoridade que volta até lá, mas também a estética dos vídeos. Love Illumination mostra um pouco desse meio termo entre animação 2D e imagens reais da banda em uma série de referências artísticas bem inusitadas.

O vídeo para Right Action segue essa mesma direção, lembra bastante o clipe de The Fallen, tirado de You Could Have It So Much Better. Quase como um lyric video, ele apresenta uma ótima interação entre as letras da faixa apresentadas em uma série de animações e imagens da banda interagindo com elas.

Loading

MARCADORES: Compilação

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts