Aquecimento: Rock In Rio – Dia 14/09

Veja o que esperar deste segundo dia de um dos festivais de rock mais famosos do mundo

Loading

Monkeybuzz dá início à sua cobertura do Rock In Rio 2013. Como vocês já devem imaginar, o evento não é exatamente a nossa praia, mas decidimos olhar com carinho para algumas atrações que darão as caras por aqui este ano. Uma olhada com atenção para o line up do Palco Sunset neste sábado mostra um belo show logo cedo: Autoramas e BNegão. O trio de rrrrrock carioca, formado por Gabriel Thomaz, Bacalhau e Flavinha Couri, recebe o bom e velho BNegão, que já foi parceiro de Bacalhau nas primeiras encarnações do Planet Hemp.

Como o trio sempre diz, o negócio deles é rock dançante. Em recente entrevista para o site, eles disseram que as influências vão de Jovem Guarda a New Wave, sempre procurando juntar os elementos coloridos, coreografados e pesados numa maçaroca sônica poderosa e capaz de fazer uma plateia exigente aplaudí-los. O Autoramas vem da ralação total no underground do rock nacional, uma verdadeira selva. Longe de serem fofinhos, também não são mauzões, cheios de cara feia e pose. São gente normal, têm uma baixista que canta e encanta, além de bom humor e preocupação com os elementos visuais. Além desses predicados todos, a presença de B Negão promete azeitar ainda mais a mistura. Militando no lado negro da música nacional há muito tempo, B(ernardo) é um boa praça que detém o bom senso em termos de aliar música pra dançar com algo para dizer. Fora do Planet Hemp desde 2001, ele conduz o Seletores de Frequência, que debutaram em disco em 2003, com Enxugando o Gelo. O grupo voltou em 2012 com o elogiado Sintoniza Lá, cheio de verdadeira sonoridade negra dos anos 70 e 80, sem muita frescura. A ocasião é tão especial que Autoramas e BNegão lançam, no palco do RIR, o EP Auto Boogie, com quatro incendiárias, entre elas covers de Lou Reed (Walk On The Wild Side, emendada com Enxugando Gelo, do repertório de BNegão) e Prince (Kiss). Diversão garantida.

Ao cair da noite, voltaremos nossas atenções para o Palco Mundo e nos concentraremos nos shows de Florence And The Machine e Muse. A primeira, trazendo a graça de Florence Welch e o repertório de seus dois discos, Lungs (2009) e Cerimonials (2011), além de algumas surpresas que podem surgir, como as covers de Johnny Cash e June Carter (Jackson) e Try A Little Tenderness, do repertório do lendário soulman Otis Redding. Os fãs esperam por belezas como Only If For A Night, Dog Days Are Over, You’ve Got The Love e Rabbit Heart. A ruivinha não deve decepcioná-los.

Logo após, o Muse sobe ao palco na condição de headliner. A banda de Matthew Bellamy vem na divulgação de seu novo disco, The Second Law, lançado em 2012, que dividiu fãs. Aliás, a carreira do Muse tem algumas fases, indo do início inspiradíssimo em Radiohead, passando pelo abraço feliz ao classic rock dos anos 70, chegando ao período de maior sucesso, com hits como Knights Of Cydonia e o belo disco The Resistance, rumando para uma sonoridade mais eletrônica, já insinuada anteriormente, mas escancarada no novo trabalho. Ninguém duvida do poder de fogo do Muse no palco mas, caso o show seja nos moldes da turnê de divulgação do disco, algumas caras feias podem aparecer na plateia.

Estaremos lá, a postos, procurando coisas interessantes para contar e prestando atenção a todos os detalhes. Fique esperto!

Loading

Autor:

Carioca, rubro-negro, jornalista e historiador. Acha que o mundo acabou no meio da década de 1990 e ninguém notou. Escreve sobre música e cultura pop em geral. É fã de música de verdade, feita por gente de verdade e acredita que as porradas da vida são essenciais para a arte.