Goldfish e Seu Peixinho Dourado

Duo sul-africano usa seu mascote para animar seus divertidos clipes e mostrar todo o bom humor do projeto também fora dos palcos

Loading

Se poucas bandas sabem explorar bem as ferramentas audiovisuais disponíveis, são ainda mais escassas as que se aproveitam dela para se tornar realmente uma extensão de sua obra. Um desses raros casos acontece com o duo sul-africano Goldfish que chega ao seu terceiro disco como grande fama não só em suas apresentações ao vivo ou na qualidade de seus álbuns, mas também por ser um desses poucos artistas que sabem fazer isso.

A ambientação cartunesca sempre presente em seus vídeos dão vazão a criatividade do duo, que vez ou outra ainda usa seus clipes para alfinetar um músico ou outro. O duo também sabe se apropriar de memes ou virais de internet ao seu favor, os recriando de forma ainda mais satírica.

Outra possibilidade explorada em seus clipes é a de criar um personagem, assim como narrativas com ele. Personificando a banda está um pequeno peixinho dourado que constantemente enfrenta as situações mais adversas e bizarras, porém sempre regadas de bom humor.

Goldfish

Soundtracks and Comebacks

Tirado de seu primeiro disco, Caught in the Loop, o primeiro clipe da dupla logo de cara já é estampado pelo álter ego virtual da banda, o peixinho dourado. Já em sua primeira aventura o animal encara as pick ups e dança ao som da banda, fato que você vai ver repetidas vezes em muitos dos vídeos.

Fort Knox

Com uma proposta de animação diferente, o segundo clipe do duo (tirado do álbum Perceptions of Pacha) usa os próprios músicos, Dominic Peters e David Poole e o colaborador Sakhile Moleshe, para criar a animação. Eles dançam, interagem e criam as situações mais absurdas e engraçadas. O peixinho também está lá.

Get Busy Living

Mais uma vez com clipes animados, desta vez o duo usa seus pouco mais de quatro minutos para contar a história de uma mala que se rebela, resolve tirar férias e se apaixona por outra malinha. Apesar do peixinho não ser o protagonista, ele aparece a todo o momento.

We Come Together

Este é talvez o clipe mais conhecido do duo, fazendo a referência a diversos ícones da cultura Pop, como Star Wars, Angry Birds, Pitfall, Street Figther, GTA, Packman, Keyboard Cat e tantos outros, o duo não poupa ninguém na hora de brincar e contar a história de como o peixinho salvou sua princesa em apuros.

Washing Over Me

Desta vez, brincando com a evolução e com alguns fatos históricos, o vídeo mostra como o peixinho esteve presente em diversos momentos, como a domesticação do fogo pelo homem, a invasão do povo europeu na América do Sul, a criação das pirâmides egípcias e outros tantos.

Woman’s A Devil

Brincando com a temática amorosa, o peixinho é traído pela sua princesa e busca em memes da Internet a solução para seus problemas. Passando por vídeos como o surto do Tom Cruise na Oprah, o bebe panda que espirra, o saxofonista sexy e até mesmo fazendo referências aos próprios clipes o duo introduz um novo personagem neste clipe, uma espécie de arqui-inimigo.

One Million Views

Cutucando uma série de DJs famosos, este clipe alfineta gente como Skrillex, Daft Punk, Steve Aoki, David Gueta e outros um clipe divertido e que faz também uma crítica aos sets “fakes” de tantos nomes importantes da cena eletrônica. Desenvolvendo ainda mais seus personagens, o peixe e cachorro, transformado em “Dog is DJ”, continuam com suas indiferenças e mostra que elas se arrastam há algum tempo.

Three Second Memory

O mais recente clipe lançado pela dupla brinca mais vez com a Cultura Pop e usa como mote o filme “Se Beber Não Case” e colocando o peixinho na difícil situação de ter de descobrir o que fez na noite anterior. Como sempre, o clipe acaba em muita música e dança.

Loading

ARTISTA: Goldfish
MARCADORES: Seleção

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts