Dez Bandas que Nasceram para Festivais

Apresentações em casas de shows são ótimas, mas estas aqui existem para o grande palco. Dê o play e comprove

Loading

Que atire a primeira latinha de cerveja quem não curte um mega show em festival de alguma banda que consegue fazer toda uma multidão delirar de uma só vez com um som expansivo que se propaga naturalmente pelo gramado e, principalmente, contagia todo mundo ali. Aquele clima coletivo que só uma apresentação desse porte consegue transmitir.

Pode ser em um estádio, parque, praia ou qualquer grande arena, improvisada ou não: Essas bandas brilham tanto que parecem ter sido criadas justamente para aquela ocasião e sua presença no line up é garantia de um momento quase histórico.

Reunimos dez exemplos desses grupos para você ficar atento em uma próxima oportunidade de vê-los ao vivo em uma situação dessas.

Mumford & Sons

Uma das bandas que os brasileiros mais querem como headliner, Mumford & Sons teve sua fama alavancada globalmente justamente após suas performances ao vivo em festivais com as músicas de seu Sigh No More em 2009 e 2010 e os vídeos caírem na rede. Imagina agora, com suas músicas todas bem conhecidas, como deve ser ouvir um coro gigantesco entoando essas letras em uníssono?

Muse

Tudo bem, você pode gostar muito, mas muito mesmo de Muse, mas pensa comigo: Imagina um show da banda em uma sala para umas cem pessoas. “Uau, que honra estar ali em um momento tão VIP blá blá blá” – na boa, não. É o tipo de som que precisa ecoar e se distribuir em um volume muito alto e por muito espaço não só pra fazer sentido, mas pra ser apreciado em sua melhor forma.

Vivendo do Ócio

Sabe a história do moleque que jogava bola no quintal todo dia, aí chegou em um campo de futebol e virou um craque de Copa do Mundo? Foi essa a sensação ao ver a Vivendo do Ócio no palco do último Lollapalooza. Os meninos, tão acostumados a brilhar nos palcos dos pequenos clubes, chegaram lá e agitaram toda uma multidão com músicas de todos os seus discos como se tivessem nascido praquilo.

Gogol Bordello

Ok, confesso, Gogol Bordello fica bom em qualquer ambiente. Pode ser uma roda na praça, pode ser em uma balada, na rua, na chuva ou em uma fazenda que servir de palco para um grande festival. E é quando a multidão entra naquele clima de roda punk folclórica que a experiência fica completa.

Gossip

Som dançante e hits pra todo mundo cantar junto já seriam uma combinação que colocaria Gossip como atração merecedora da sua atenção em um grande festival, mas, além disso tudo, a banda tem uma arma (não tão) secreta: Beth Ditto. Essa mulher reúne as melhores qualidades de uma ótima vocalista com a animadora de plateias dos sonhos de qualquer produtor de eventos (e digo isso no melhor dos sentidos).

Nevilton

Com discos ótimos na bagagem, indicações ao Grammy e elogios por onde quer que passe, o que falta na carreira do trio paranaense Nevilton é a presença em um grande festival para fazer para milhares de pessoas de uma só vez aquilo que vemos em suas apresentações ao vivo: uma alta dose de energia com o Rock em sua melhor forma festeira.

I’m from Barcelona

Essa é fácil de entender por que é considerada ideal para festivais: Simplesmente porque não é fácil um palco conseguir suportar seus quase 30 membros de uma só vez.

Phoenix

Se você achava que a melhor maneira de ouvir os hits grudentos e bem trabalhados da banda francesa era na balada, pense de novo. Ao vivo, Thomas Mars e sua trupe consegue surpreender até os menos simpatizados com Phoenix. E, como em qualquer festa que se respeite, quanto mais gente pra curtir o som e cantar ao mesmo tempo, melhor.

The Hives

Esqueça tudo o que você já ouviu sobre uma banda de Rock em festival. Apenas dê o play e entenda.

Queens of the Stone Age

A banda de Josh Homme reina absoluta entre as favoritas dos fãs de Rock hoje em dia, não à toa. E é quando você está no meio da muvuca, com aquele mar de gente cantando sua música preferida, bem naquela hora que você torce pro tempo passar bem devagar pro show nunca acabar, que fica mais claro por que Queens está sentada em lugar de honra no Olimpo da música de hoje.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.