As histórias de grandes músicas e suas musas contadas em livro

As histórias de grandes músicas e suas musas contadas em livro
Pattie Boyd, musa de George Harrison e Eric Clapton

A coluna de hoje terá apenas uma dica. Mas fique tranquilo, ela já será suficiente para lhe entreter pelas próximas semanas com um novo livro de cabeceira: Músicas & Musas: a verdadeira história por trás de 50 clássicos pop de Michael Heatley e Frank Hopkinson, lançado no Brasil pela Gutenberg Editora.

Não há como negar que a vontade de saber qual foi a inspiração de um artista ao escrever algumas de suas obras-primas é algo recorrente para quem é fã de música. Alguns tentam disfarçar, dizendo que simplesmente transformaram seus sentimentos em letra e melodia, sem personificá-los ou responsabilizar alguém em particular. Isto até pode ser verdade e funcionar para alguns, mas a julgar pela lista de clássicos presentes no livro, arrisco dizer que as canções mais geniais dificilmente surgem do nada.

Mas existe um tipo especial de inspiração que é ainda mais frequente entre os compositores do sexo masculino, que são as mulheres. Namoradas, casos, esposas, groupies e amores de verão sempre foram um prato cheio para grandes figuras como John Lennon, Leonard Cohen e David Bowie, entre outros.

O livro é ilustrado com imagens dos artistas e das moças que os inspiraram, além de ser contado sempre revelando o contexto geral em que a canção foi criada, o que não deixa de ser inclusive um bom documento sobre a história do Rock e da música Pop no mundo. De capa dura e bem editado, é o tipo de livro perfeito para leituras rápidas entre as atividades do dia.

Quem nunca quis saber quem era a stalkeada por Sting em Every Breath You Take, ou a "garota com os cabelos sem vida" do clássico Life on Mars? de David Bowie, e inclusive conhecer mais sobre a sortuda que inspirou George Harrison em Something e Eric Clapton em Layla? São histórias assim, curiosas e comoventes, que dão corpo ao livro e esperamos que haja outras edições, pois clássicos da música e suas musas não faltam por aí.

Abaixo, uma entrevista com Pattie Boyd, contando um pouco sobre sua história acompanhando os Beatles e seu casamento com Eric Clapton. No ano passado, Pattie abriu uma exposição em Moscou com fotografias suas de seu tempo com a banda, com Harrison e Clapton.

Marcadores: Compras