Boiler Room: Vitrine da Música de Qualidade

Conheça mais do projeto que transmite sets ao vivo dos melhores produtores do mundo na internet

Loading

Uma câmera. Uma grande atração. Um espaço desconhecido. Pouquíssimos convidados. Esta é a formula do Boiler Room, projeto que nasceu há quatro anos e já carrega consigo marcas famosas (como financiamento do Google e parceria com Red Bull) e principalmente, muita credibilidade no meio eletrônico. O projeto, assim como os maiores eventos (e por que não dizer bandas e duos?), nasceu como brincadeira quando alguns amigos se juntaram para gravar uma mixtape em stream em uma pequena casa em Hackney, Londres, para a revista Platform. O que os djs Tristian Richards e Blaise Belleville não imaginavam é que a proposta iria ser amplamente comentada, aprovada e desejada em pouco tempo.

O Boiler Room veio com a ideia de trazer o aconchego daquele apartamento apertado de um amigo, com poucas e boas companhias, aquela bebida acessível na geladeira e aquele conhecido nas pick ups. O que faz a diferença é que esse conhecido pode ser de Chromeo a Thom Yorke, de James Blake a Modeselektor, de Flying Lotus a Carl Cox.

Com a força da internet e de plataformas que dão completo apoio à ideia (como o Youtube, onde os vídeos são upados, e até o Facebook para comportar a divulgação), o projeto serve como base de credibilidade – e até trofeu – dos maiores produtores mundiais e a marca já sai de Londres para ir à busca de novos e (também) desconhecidos talentos pelo mundo como Nova York, Chicago, Berlin, Ibiza, Tóquio, Madrid e como aconteceu no final de 2013, no Brasil. Mas não são só os artistas que almejam chegar ali. Estar entre os poucos nomes na lista para o “encontro secreto” é uma luta que depois se expande para quem consegue um espaço na filmagem. E foi exatamente isto que trouxe a identidade ao Boiler Room: a câmera.

Nosso imaginário em relação aos renomados artistas ainda perambula naquele pedestal do palco em que ele interage frente a seu público. Aqui no Boiler Room, o produtor fica de costas pros outros e por mais bizarro (e genial) que pareça, de frente para uma câmera. Ou seja, o real público ali está do outro lado do monitor, e são milhares de pessoas que podem sentir um pouco mais do teor de intimidade – e aconchego – que o projeto oferece. É tudo muito pautado no conforto, os sets dos artistas são completamente livres, sem compromisso com suas produções autorais. O evento se tornou uma ode à música de qualidade, à descoberta de novos timbres e à experimentação do que nunca se ouviu antes.

Mas engana quem não soma a esse sucesso algumas pitadas de voyeurismo. Estar entre os 1,1 milhão de espectadores denota o que está por trás de ser fã da música eletrônica e permite que nós entremos, mesmo que pelas beiradas, na cabeça e nas influências de cada ídolo. E nos bastidores, o Boiler Room saiu de uma brincadeira para ser uma vitrine do que se pretende ser Pop ou Underground, criando uma oportunidade de marketing para artistas em potencial. Isso tudo sem a pressão de grandes investimentos (como em festivais) ou a psicológica, de tocar para milhares de pessoas. Então por um lado, encontraram uma forma rentável de abrir uma empresa com uma solução para a indústria quadrada da música. Afinal, foi baseando-se nisso que a divisão de música do Youtube firmou uma parceria com os organizadores do projeto que hoje chega a ganhar mais de 20 mil inscritos por mês.

Boiler Room vem como uma cultura de consumo de música em seu estado cru, para apreciação, percepção e admiração. Os convites de grandes artistas são aceitos justamente por não haver nenhum protocolo, ideia fortemente implementada na Europa e onde mora o próximo desafio do projeto: se deslocar até os Estados Unidos. A meta/obstáculo é entender o público que está acostumado com o apoio comercial do rádio/indústria para poder determinar a próxima vitrine do mundo. E se depender de Bellville e sua equipe, isso deve acontecer em breve.

Loading

Autor:

Publicitário que não sabe o que consome mais: música, jornalismo ou Burger King