Criolo X A Perfect Circle

Analisamos o melhor de cada um e ajudamos você a escolher qual show assitir na noite de sábado no Lollapalooza 2013

Loading

Criolo: Brasilidade em Sua Melhor Forma

É desnecessário discutir a qualidade do Criolo. Com seu último álbum, Nó na Orelha, nos fez pensar duas vezes antes de o chamarmos de rapper. Justamente seguindo a proposta do título, a abrangência de estilos que o cantor conseguiu juntar em suas canções é tão ampla, que fica difícil colocá-lo na mesma gaveta estilística dos outros responsáveis por tornar o Rap popular no Brasil e no mundo.

O show de Criolo traduz muito bem o conceito que deu um “nó na orelha” do Brasil. Assim como o disco, o show mais parece uma festa de celebração da cultura brasileira, da cultura afro e de agradecimento ao público e reverência a seus antecessores que o influenciaram e que Kléber (nome de batismo do cantor) parece fazer questão de inserir em um patamar inatingivelmente superior ao seu, mesmo após quase 25 anos de experiência musical.

O show promote animar tanto quanto seus anteriores, porém fica a curosidade sobre a reação que Criolo terá diante de um dos maiores (se não o maior) público de sua carreira, às 8 da noite, antecedendo o show do The Black Keys em um dos maiores festivais de música do país. Ouvir Não Existe Amor Em SP promete ser um dos momentos mais bonitos da apresentação, talvez do festival, já que terá o tempero especial da incrível vista dos prédios da Marginal Pinheiros proporcionada pelo Jockey Clube, ilustração perfeita para o tema retratado em uma das canções mais belas já feitas sobre a maior cidade do país.

A apresentação promete momentos dançantes, como em Bogotá e Sucrilhos, outros de puro Rap, como em Grajauex e na sombria Lion Man, e muitos para cantar junto, principalmente nos hits Subirusdoistiozin, Freguês da Meia Noite, Mariô e Não Existe Amor Em SP. Criolo e banda farão um show sem contraindicações. Vale a pena assistir a um dos nomes mais originais surgidos recentemente em nosso país em um dos maiores shows já protagonizados por ele.

A Perfect Circle: A Liga da Justiça do Rock/Metal Alternativo

Segundo a Wikipedia, um supergrupo é “um termo usado para designar grupos musicais cujos membros já haviam alcançado previamente fama e respeito no cenário musical, com outras bandas ou em carreira solo.”. Com A Perfect Circle não é diferente. Os integrantes da banda vem de diferentes projetos, alguns deles trabalhando com nomes como Tool, Nine Inch Nails, Faith No More, David Bowie, The Smashing Pumpkins, Guns N’ Roses, Queens Of The Stone Age, Alice In Chains e Marilyn Manson. Se todas essas lendas já deram o aval para os membros da banda, nada mais justo do que fazerem parte de um dos maiores festivais de Rock em sua edição brasileira.

A banda passeia à vontade entre o Metal e o Rock Alternativo e deve agradar fãs de Deftones, Korn e Nine Inch Nails, já que empresta elementos do Rock Industrial de Trent Reznor e chegou a fazer a abertura da turnê da banda no início da década passada.

A banda tem três discos lançados: Mer de Noms(2000), Thisrteenth Step(2003) e eMOTIVe(2004). Este último é um trabalho bastante interessante por ser composto de dez covers e apenas duas músicas inéditas. Entre as homenagens, estão por exemplo Imagine de John Lennon, People Are People do Depeche Mode e What’s Going On do Marvin Gaye, que costumam estar presentes em suas apresentações ao vivo. Em hiato desde seu último álbum, em 2010 a banda iniciou uma nova turnê que dura até hoje e chegou a anunciar estarem produzindo novas músicas, mas a única que chegou a ser liberada é By And Down que também deve aparecer no show por aqui.

A banda foi uma boa escolha da curadoria se imaginarmos que tocarão logo após o Queens Of The Stone Age, que pode ser a banda do dia com um som mais próximo. Em resumo, podem esperar uma apresentação sem grandes enfeites, com foco na música e no Rock de qualidade, apoiado pelo potente vocal de Maynard James Keenan.

Loading

ARTISTA: Criolo
MARCADORES: A Perfect Circle

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.