O Despertar Do Segundo Dia, Por Mombojó

Apesar do horário, pernambucanos fazem excelente show provando serem um grupo completo

Loading

O poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto disse que “Um galo sozinho não tece uma manhã”. Ele não poderia estar mais certo, pois, na verdade, é preciso de cinco galos arretados e com um ânimo de sobra. Conterrânea do poeta, coube a Mombojó o cargo de abrir a série de shows que se dariam no Palco Axe dentro da programação oficial do Lollapalooza Brasil 2015.

Um trabalho difícil, afinal é complicado convencer as pessoas que ficaram destruídas do primeiro dia a acordarem um pouco mais cedo para ver uma banda brasileira (um preconceito ainda vigente atualmente). Com um público pequeno, o show do grupo começou no que parecia ser um show perfeito para se cruzar os braços e esperar a chuva passar para curtir as atrações estrangeiras. Ainda bem que apenas parecia.

De fato, havia poucas pessoas, mas todas estavam animadas. A banda utilizou seu posto de primeira do dia para aquecer todos, mas acabou gerando tanta energia que, se o festival acabasse lá, já nos daria por satisfeitos. Realmente, o ânimo do conjunto pernambucano é algo invejável, algo que com certeza vem da tradição Carvalesca do Frevo de Recife e Olinda. Na posição frontal do palco, Felipe S. inspirava todos a sairem pingando de tanto dançar, perguntando recorrentemente “Tem alguém cansado aí?”.

Foi uma ótima surpresa saber que Mombojó não usou o espaço apenas para divulgar trabalho e tocar músicas. Durante o show, o telão que antes mostrava imagens de glitches formado por caracteres tipográficos, mostrou um apelo para que o público se conscientizasse da causa Ocupe Estelita, que pede o tombamento do Cais José Estelita (Em Recife) bem como uma manifestação de uma participação popular no planejamento do espaço urbano. Durante estas mesmas projeções, vimos que a banda apoiava os movimentos deste porte que ocorriam em São Paulo, como o Ocupe Parque Augusta.

A banda equilibrou até que bem as músicas entre seus discos, mas houve um leve destaque para seu novo trabalho, Alexandre, o que não deixou os fãs mais ou menos animados: eles estavam lá para ver Mombjó e seu show extremamente completo. Quem não viu, uma pena. Fica um apelo para que bandas brasileiras tão boas não fiquem tão desprivilegiadas por uma questão tão boba quanto horário.

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique