Aquecimento: Eminem

Um dos rappers de maior renome nas últimas duas décadas vem como grande atração do festival

Loading

Do seleto grupo de artistas preparados para cumprir as demandas do universo do entretenimento mainstream, possivelmente, Eminem está entre as personas mais caricatas. Diante dos holofotes da mídia pelos mais diversos motivos – a maioria deles, contudo, controverso -, o rapper Marshall Mathers se tornou um astro do Hip Hop.

Apadrinhado pelo produtor Dr. Dre, a carreira de Eminem explode graças ao seu segundo álbum, intitulado The Slim Shady LP (1999). É neste trabalho que Mathers cria seu alter ego Slim Shady, um personagem polêmico que usa seu humor extremamente corrosivo tanto para atacar personalidades do mundo Pop quanto expor seu lado mais violento. O álbum ganhou o Grammy de melhor álbum de Rap daquele ano, mas rendeu ao artista um sem número de processos na justiça. Estava feita sua fama.

A partir daí, a polêmica passa a ser o modus operandi de Eminem, fórmula que funciona, aliás, muito bem, para aumentar cada vez mais o burburinho em torno do artista. A partir de The Marshal Mathers LP (2000), Eminem parece abandonar o personagem Slim Shady e assumir a responsabilidade de suas letras. Não à toa, além de ataques ocasionais à celebridades, Eminem passa a falar mais conscientemente de sua ascensão repentina para a fama e também a respeito do fato de ser controverso em suas músicas.

Todavia, é evidente que sua carreira não é sustentada apenas pela mídia sensacionalista. Eminem não teria sido apadrinhado por Dr. Dre não fosse sua inteligência aguda na hora de rimar e sua sinceridade sem reservas na hora de escolher os temas de seus álbuns. A importância do rapper (já eleito e reeleito um dos nomes mais importantes da história do Hip Hop) reside, inclusive, no seu papel ao elevar o Rap ao status de música Pop no Estados Unidos e fundir as fronteiras entre os dois estilos, adotando uma estrutura de refrões melódicos e de parcerias com cantoras famosas, estratégia largamente utilizada até hoje na música.

De lá para cá, Eminem nunca deixou de figurar como astro Pop do Hip Hop. Estrelou um filme de Hollywood a respeito de si mesmo, intitulado 8 Mile, e engatou, com Lose Yourself, a primeira música de Rap a ganhar um Oscar. Seus clipes passam a ser super produções cinematográficas e cada álbum do músico é recebido com entusiasmo.

Não vale a pena rememorar neste artigo cada detalhe destes 20 anos (se considerarmos o lançamento de seu primeiro álbum Infinite de 1996) de carreira de Marshal Matters, mas vale a pena focarmos em seus álbuns mais expressivos – The Slim Shady LP e The Marshall Mathers LP – pois recentemente o artista resolve ressucitar, numa tentativa de revigorar o seu nome, os seus tempos áureos (embora, nunca tenha havido, mesmo em seus piores momentos, um período obscuro em sua carreira) ao lançar, no ano passado, o álbum The Marshall Mathers LP 2. Nele, Eminem volta a polemizar, volta a atacar com sua rima ultra rápida e volta a usar seu humor sarcástico. É The Marshall Mathers LP 2 que, com certeza, vai dominar o palco do Lollapalloza desse ano.

Eminem acaba de reatar sua carreira de 20 anos com um álbum que evoca o seu debute. É uma tentativa de abraçar e revitalizar os seus melhores momentos. O que promete para o show desse Lollapalloza é um artista maduro. Talvez um artista maduro meio moleque que ainda gosta de polemizar, mas um artista experiente, sem dúvida. Vale a pena também lembrar que Eminem já é uma espécie de lenda para o estilo. Você gosta de Kendrick Lamar, Tyler, The Creator ou Chance the Rapper? Saiba que todos eles já citaram Eminem como uma importante influência.

Para o show do Lollapalloza Brasil 2016, tenha em mente o entertainer prodígio que Marshal Mathers sempre foi. Alguém que, não à toa, reclama para si o título de “Rap God”. Promete.

Loading

ARTISTA: Eminem

Autor:

é músico e escreve sobre arte