Backup: Emicida

Um dos principais nomes do Hip Hop nacional estão no lineup do último dia do festival

Loading

De 2009 até hoje, a vida do paulistano Emicida está cada vez menos calma. Do lançamento da primeira mixtape até o disco Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa em 2015, o reconhecimento pelo seu talento vem crescendo e ele figura entre as principais figuras do Hip Hop brasileiro.

No ano passado, demos destaque à faixa Boa Esperança e seu videoclipe entre os melhores daquele ano, porque, apesar de apenas três minutos de música, “a mensagem do rapper ecoa por horas após esse retrato da vida sob o racismo que ainda impera no Brasil”.

Sua influência é vasta e sua bagagem, invejável. Em sua participação na coluna Tantas Coisas, também em 2015, ele listou alguns artistas que tem ouvido recentemente: “Comprei um monte de discos de vinil de música africana em Lisboa, estou vinilzeiro de novo. Então, tenho ouvido coisas tipo uns sambas e merengues, aliás, acabo de descobrir que o merengue também vem de lá e eu achava a vida toda que a origem dele era aqui pela América Central, reforça minha tese de que a África é o vale do Silício do ritmo mesmo. De coisas mais ‘modernas’, tô ouvindo Leikeli47, Mahmundi, do Rio de Janeiro, é bem bacana também e um rapper português divertido chamado Regula”.

Em uma entrevista publicada meses antes, ele falou mais sobre sua atenção ao samba e seu storytelling, elemento forte de suas obras: “Eu tenho o hábito de escutar um monte de coisas diferentes… gosto da forma com que a música brasileira foi construída, da forma com que se conta histórias. Acho que o Samba, principalmente, tem grandes contadores de histórias”.

Nossa dica para quem ainda não ouviu o álbum mais recente e quer se preparar para o show é a seguinte: “Não se deixe enganar por Passarinhos, Emicida chegou chegando com seu novo disco expondo questões relevantes sem medo de retaliação. São momentos como Mandume que explicitam toda a força do discurso e das batidas de uma só vez, mas todas as faixas, mesmo a abertura Mãe, possuem lá suas forças. Não é pra só ouvir, vale mergulhar de vez no álbum para sentir à flor da pele o poder de músicas como Boa Esperança”.

Se você ficou no mínimo curioso, mas não tem grande conhecimento do quem é Emicida e o motivo de tanto barulho em volta de seu nome, vamos dar um passo para trás e relembrar Levanta e Anda (2014), outra faixa que fez barulho (sozinha e com seu clipe): “Sempre que escuto esse som, me vêm o barraquinho que a gente morava no fontális, esse negócio do cômodo incômodo, nóiz passa por tanta coisa nessa vida, reflete, ontem conversando com uns amigos pensei que no final, tudo que resta é nossa fé, lembro do helião falando pros sonhadores, do Brown, do Edi Rock, Lakers, de tantos irmãos que fizeram que em outro momento a mais de uma década, com que eu e vários irmãos e irmãs seguíssemos em frente”.

O rapper, com toda sua gloriosa história, se apresenta no domingo, dia 13 de março.

Loading

ARTISTA: Emicida

Autor:

Videomaker, ator e Jedi