Die Antwoord e o Caos em Palco

Show da banda promete ser um dos mais bombásticos do festival

Loading

Falar em “excentricidade” ainda é pouco diante do perturbado, enigmático e fascinante mundo de Die Antwoord. Sem dúvida um dos nomes mais interessantes no line up da nova edição do Lollapalooza Brasil, o projeto sul-africano tem uma trajetória marcada pelo apego ao inusitado, nos mostrando referências que juntas formam um universo totalmente experimental e imprevisível. Com este mistério caótico ao seu lado, a dupla tem uma relevância muito forte no que diz respeito a sua produção audiovisual. Uma pequena repassada por alguns de seus clipes pode mostrar isto mais diretamente:

A maioria de suas produções costumam ter um excesso brutal de referências, o que torna cada clipe um pequena fresta para um universo completamente randômico e caótico. Ugly Boy, de 2014, mostra esta particularidade de Die Antwoord ao juntar elementos de natureza demoníaca e Pop em um roteiro bastante surreal.

Na verdade, é bem mais do que simplesmente colocar um monte de coisa em mesmo caldeirão. A forma como essas referências são coladas, provocam novos significados que a dupla é totalmente capaz de dominar e narrá-las a nós. Baby’s On Fire desenvolve uma história totalmente absurda e difícil de acompanhar, mas que é construída de tal forma que não conseguimos tirar os olhos da tela por um segundo.

Mas a particularidade mais brilhante de sua obra é como ela tira o ouvinte/espectador de sua zona de conforto. Assistir a um clipe de Die Antwoord é sempre uma relação masoquista, com imagens que chocam e mesmo assim cativam seu público. Rich Bitch é um exemplo de como um clipe esquisitão e satírico à cultura Pop pode deixar você sem piscar o olho por quase três minutos.

Por fim, vale sempre mencionar o quão assustador alguns clipes são. Para chamar atenção ou para significar algo, o Terror do conjunto sul africano é desconcertante. A forma como são construídas as criaturas, os figurinos e a maquiagem de Evil Boy, nos fazem repensar quantos clipes não merecem Oscars de direção de arte.

E ao vivo? Como é que vai ser? Vale a pena? Para variar, Die Antwoord contraria todas as expectativas. O que tinha tudo para ser um show totalmente concentrado nos visuais do telão, na verdade se revela quase que como uma micareta freak experimental. A presença de palco dos dois integrantes é insana, sendo que as vezes há dançarinos hiperativos prontos para dançar durante toda a apresentação. Uma seleção de trechos do festival Ultra Miami 2015 pode ilustrar isto com mais clareza e potência.

Podemos esperar um show eletrizante que vai pescar a atenção do público assim como seus clipes também o fazem. É engraçado também ver a reação das pessoas que nunca ouviram falar de Die Antwoord vendo o show da dupla, tentando administrar a reação de medo, êxtase e curiosidade. É ver para crer e temer no dia 12 de março.

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique