Die Antwoord choca público com show “freak”

Banda sul-africana entrega um dos shows mais desafiodores e divertidos da festival

Loading

Depois de um breve atraso (cerca de oito minutos), surge no telão uma figura humanóide deformada de olhos fundos e penetrantes. Um pesado e sinistro sintetizador completa o clima aterrador que toma conta da apresentação até que DJ Hi-Tek aparece e toma seu lugar nas pick ups para começar a comandar as batidas da dupla, com uma versão de DJ Hi-Tek Rulez. Foi com a segunda faixa, Fok Julle Naaiers, que a vocalista Yo-Landi Visser adentrou sob uma explosão de aplausos para fazer suas rimas. Ninja entrou pouco tempo depois, também ovacionado pelo público, para logo se jogar do palco no público. Dali em diante, o show de estranhezas e bizarrices ao estilo Die Antwoord (pronuncia-se “di antwurd”, que significa “a resposta” em africâner, língua falada pelos brancos na Africa do Sul) só aumentaria.

Misto de Música Eletrônica e Rip Hop, as faixas acumulavam-se no set fazendo o público dançar em meio a rimas furiosas da dupla e o choque de ver coisas estranhas no telão (como um boneco infantil com pênis gigante ejaculando por toda a tela, ou mesmo os clipes nada comuns do grupo). No palco, a dupla corria de um lado para o outro enquanto Yo-Landi dançava sensualmente quase tirando a roupa e Ninja ocasionalmente abaixava a calça.

Cheio de hits, como Fatty Boom Boom, Dont’ Fuk Me/Ugly Boy, I Fink U Freeky e Pitbull Terrier, o show foi conduzido com maestria pela dupla que se alternava no palco para a todo momento trocar o figurino, ora vestindo mais roupas, ora se despindo delas. Cada par de músicas pedia um novo look e, em cada troca, mal se percebida que um dos membro da dupla havia saído. A volta deles, já com outra roupa, era sempre uma surpresa bem recebida pelo público.

Com a proposta de chocar e acabar com um status quo, o grupo foi bem sucedido em seu show, que foi encerrado em dois momentos: o primeiro deles, com a faixa Never Le Nkemise 2, na qual o grupo ajoelhou-se em frente ao público em uma posição ensaiada enquanto a enigmática figura do início reaparece na tela encarando o público com seus olhos fundos. Depois do trio sair do palco, de surpresa, Ninja começou a rimar de novo com a faixa Enter the Ninja, momento em que a tríade voltou para sua última canção. No fim das contas, as pessoas vão lembrar desse show seja porque realmente gostaram dele ou pelo choque que casou nelas.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts