Duran Duran: Modernidade é Posto

Banda inglesa ainda soa atual e vai provar no palco do festival

Loading

Como se diz na Internet, invejosos dirão tratar-se de uma banda velha ao verem a escalação de Duran Duran para a próxima edição do Lollapalooza Brasil. O vetereno grupo de Birminghan estará mais uma vez entre nós, mostrando para gente de todas as idades como é que se faz essa coisa de subir num palco, soar atual ao longo dos últimos 35 anos, sempre capaz de surpreender seu público habitual e, durante o processo, cativar novos admiradores. Não é exagero, é constatação pura e simples. Duran tem vários elementos necessários para ostentar um sucesso perene, mesmo que tenha pisado na bola em vários momentos de sua vitoriosa carreira.

Para permanecer tanto tempo relevante, enfrentar modismos e sobreviver à desagregação do modelo de negócio da indústria musical, os rapazes possuem alguns elementos importantes. Em primeiro lugar, está a capacidade de Simon Le Bon em encantar uma plateia. Além de bonitão e bom cantor, Le Bon tem carisma e envelheceu bem. A mulherada, que tinha o poster da banda no seu quarto durante os anos 1980/90, o idolatra até hoje. Com o tempo, Simon soube manter-se discreto e valorizar o legado de sua banda. Mais que isso: como bom compositor que é, não deixou de escrever boas canções, mantendo a qualidade dos discos. Além da presença de um bom entertainer, seria preciso o mínimo de bons músicos. O bonitão John Taylor, baixista e galã, sabe palhetar as quatro cordas, está desde o início do grupo. Outro Taylor antigo é o baterista Roger, que também assegura uma capacidade extra de propulsionar canções rápidas e sutileza para conduzir baladas.

Um repertório excelente é outra característica das bandas e artistas que sobrevivem ao tempo. Duran Duran tem, por baixo, umas 20 canções memoráveis. São hits longevos como Save A Prayer, The Reflex, A View To A Kill, Notorious, A Matter Of Feeling, vários deles oriundos de colaborações com figurões do quilate de Nile Rodgers, que produziu o grupo e colaborou com eles em vários momentos e, mais recentemente, Timbaland e Mark Ronson, que assina álbuns ótimos como All You Need Is Now (2011) e Paper Gods (2015), o que mostra a capacidade de renovação e extrema sintonia com a modernidade que a banda possui.

Fechando os requisitos para ultrapassar as barreiras do esquecimento e do tempo, Duran Duran tem outros dois trunfos: a presença de um discreto gênio em suas fileiras, a saber, o tecladista excêntrico Nick Rhodes, responsável por riffs tecladeiros memoráveis, produções subterrâneas essenciais e por fornecer uma aura de urgência aos arranjos da banda, que sempre soaram contemporâneos. Só por assinar a concepção sonora de colossos como Save A Prayer ou Hungry Like The Wolf, Rhodes já merece uma estátua. O estilo musical que o grupo professa, a saber o New Romantic, ganhou, justamente com Duran Duran, a sua variante mais acessível. Incorporando a veia artística de um Roxy Music, o futurismo retrô de Kraftwerk e a teatralidade de David Bowie, o grupo deu partida em sua vitoriosa trajetória, agradando a muitas pessoas de muitas procedências. Logo depois que ganharam corpo, os sujeitos ainda enfiaram gostos pessoais na mistura, especialmente o Funk setentista americano, com Chic à frente, cujo guitarrista e mente pensante era, justamente, Nile Rodgers, que, vejam só, assinou Let’s Dance, álbum de 1983, de, ora ora, Bowie. Não há coincidências, já diria Jung, envergando um cartaz com a cara de Simon Le Bon. Pensando bem, esta última hipótese talvez não seja verdadeira…

O que você precisa saber, seja uma ex-durannie dos anos 1980, seja uma nova criatura musical do milênio, é que o grupo inglês é incapaz de oferecer menos que um show ótimo. Os caras têm repertório, carisma, tudo o que este texto afirma que possuem. Já foram uma das maiores bandas do planeta há alguns anos e isso não se conseguia apenas com rostinho bonito. Como se não bastasse, já quase esquecia de mencionar o absoluto domínio que Duran Duran possui da arte do videoclipe. Várias produções suas expandiram as fronteiras dos filminhos, basta acessar a Internet e confirmar.

Uma enquete rápida entre integrantes de atrações badaladas como The Strokes, The Weeknd, Tegan And Sara ou Tove Lo elegerá os durannies como um respeitável combo de mestres. Aceitem.

Loading

Autor:

Carioca, rubro-negro, jornalista e historiador. Acha que o mundo acabou no meio da década de 1990 e ninguém notou. Escreve sobre música e cultura pop em geral. É fã de música de verdade, feita por gente de verdade e acredita que as porradas da vida são essenciais para a arte.